Quando é realizada uma busca no navegador no Google, o texto pequeno, que aparece ligado ao link de resultado, é chamado de “trecho destacado”. Esse trecho tem como objetivo oferecer uma resposta mais breve para a pesquisa.

O Google, agora, quer se certificar que as informações que ficam em destaque neste texto pequeno sejam mais confiáveis as mais precisas possíveis. Para isso, estão utilizando o seu último modelo de inteligência artificial, o Modelo Unificado Multitarefa.

publicidade

Leia mais:

O Google Search AI, a pesquisa de inteligência artificial do Google, pode checar os snippet, que são as caixas de resposta que aparecem depois de uma busca na plataforma, e comparar com outras fontes online de alta qualidade.

publicidade
 snippet do Google
Crédito: snippet do Google

Com essa comparação, será possível descobrir um consenso geral para a busca, mesmo que as fontes usem palavras ou conceitos diferentes do que foi utilizado na descrição da pesquisa. A empresa disse que “essa técnica, baseada em consenso, melhorou significativamente a qualidade e a utilidade das chamadas de snippet em destaque”.

Entretanto, para algumas buscas, como aquelas com ideias falsas, a apresentação dos textos pequenos não é a melhor forma de providenciar informações. E para resolver esse problema, o Google configurou a inteligência artificial de pesquisa para que essa melhoria diminuísse em 40% o disparo de snippets.

publicidade

Além disso, o Google também está fazendo com que o recurso “Sobre este resultado” seja mais acessível. Esse recurso é a descrição que fica visível ao clicar nos três pontinhos ao lado dos resultados e que mostra os detalhes sobre o site antes de acessá-lo.

Ainda no final deste ano, o Google pretende disponibilizar essas atualizações em mais 8 idiomas: o alemão, espanhol, francês, holandês, indonésio, italiano, japonês e português.

publicidade

Se a inteligência artificial do Google achar que os resultados gerais de uma busca podem ser de qualidade questionável, o navegador vai mostrar um aviso de conteúdo próximo aos resultados. O que aparecerá é: “Parece que não há muitos resultados para esta busca”, o que significa que o usuário deverá verificar a fonte que está buscando ou deverá tentar usar outras palavras.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!