No começo dessa semana, a Apple liberou para os seus usuários o novo iOS 16 beta 5. Um dos detalhes da nova versão beta do sistema, foi a volta da porcentagem da bateria na barra de status dos dispositivos, algo que estava ausente desde que o iPhone X foi lançado em setembro de 2017.

A retirada da porcentagem da bateria foi feita por causa do notch, ou entalhe, presente na tela do iPhone X e dos modelos lançados desde então (tirando o iPhone SE), já que não existia mais espaço suficiente.

Mas, apesar de muito esperada, a novidade decepcionou muitos usuários, por ainda não estar esteticamente bem resolvida. Hoje, quando o usuário quer saber qual a porcentagem restante da bateria, tem que deslizar para para baixo até o Centro de Controle. 

Assim, no iOS 16 beta 5, a Apple resolveu esse problema colocando a porcentagem no próprio ícone da bateria. Só que, para alguns usuários, o problema persiste, já que a nova porcentagem não só não é agradável esteticamente, mas atrapalha a leitura de pessoas com problemas comuns de visão, como miopia e astigmatismo.

publicidade

Indo além, outra solução encontrada pela Apple para exibir o número de porcentagem de bateria iOS 16 beta 5, vem incomodando ainda demais. Na nova versão beta do sistema, para mostrar o número, a Apple optou por deixar o ícone da bateria cheio para sempre.

Assim, mesmo que sua porcentagem indique 20%, o ícone da bateria vai continuar cheio. É claro que gostar disso ou não é uma questão de gosto, e assim, algo totalmente individual. Além disso, a pessoa pode se acostumar com a novidade. Quem tem alguma dificuldade de visão e usa um fundo claro pode ter dificuldades de identificação da bateria, mas pode se habituar ao ícone preenchido.

Como instalar o iOS 16 beta 5 da Apple?

Se, por acaso, você já tiver atualizado seu iPhone para essa nova versão do iOS 16 beta 5, mas não estiver vendo ver a nova identificação da porcentagem, é que ela não está ativada por padrão. Assim, se quiser testar o novo recurso, é preciso ir ao “Menu”, depois “Bateria”, e “Configurações”, e ativar a opção “Porcentagem da bateria”.

Leia também:

Vale citar que, pelo menos até agora, essa novidade não parece estar disponível no iPhone 11, iPhone 12 Mini e iPhone 13 Mini. Porém, isso pode mudar em futuras versões beta do iOS.

Via The Verge

Imagem: Reprodução de Federico Viticci (Twitter)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!