Uma operação para buscar itens na residência do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última segunda-feira (8), teve entre seus alvos documentos confidenciais sobre armas nucleares. As informações foram divulgadas em uma reportagem do jornal The Washington Post nesta sexta-feira (12).

A matéria não revelou mais detalhes sobre os documentos, mas confirmou com pessoas próximas ao caso que a investigação segue em andamento. A suspeita é de que Trump tenha levado documentos sigilosos ao deixar a Casa Branca ao invés de deixá-los no Arquivo Nacional. 

Trump assina ordem que proíbe transações com oito apps chineses
Foto: Evan El-Amin/Shutterstock

Trump e documentos sobre armas nucleares 

A operação na residência do ex-presidente foi considerada extremamente incomum, o que, segundo a imprensa americana, indica a gravidade dos documentos que Trump pode ser acusado de ter retirado da Casa Branca ao sair da moradia oficial no final de seu mandato.

Leia mais:

publicidade

Ainda segundo o The Post, não há detalhes se os documentos se referem a dados sobre armas nucleares dos EUA ou de outros países. O procurador-geral Merrick Garland disse na quinta-feira que não poderia discutir a investigação. Mas em uma declaração pública incomum no Departamento de Justiça, ele anunciou que autorizou pessoalmente a decisão de buscar permissão judicial para um mandado de busca.

Donald Trump não se pronunciou sobre as buscas na sua residência e não há informações oficiais de que os documentos realmente foram encontrados. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!