Boa parte do potencial do James Webb ainda é desconhecido. No entanto, o telescópio espacial já está mostrando imagens incríveis do universo, como a da galáxia Cartwheel, noticiada recentemente pelo Olhar Digital. Após a revelação do registro foi mostrado um vídeo que passeia pelo espaço até chegar na galáxia que está a 500 milhões de anos-luz de distância de nós.

“As observações de Webb capturam o Cartwheel em um estágio muito transitório”, escreveram funcionários da Agência Espacial Europeia (ESA) em uma legenda com o vídeo, postado no YouTube(abre em nova aba)na segunda-feira (8 de agosto).

Veja o incrível mergulho no Universo feito pelo James Webb

Revelação da galáxia Cartwheel

Segundo a nota divulgada pela NASA no dia da revelação da foto, a imagem fornece uma nova visão de como a Galáxia Cartwheel mudou ao longo de bilhões de anos. Localizada a cerca de 500 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação do Escultor, ela é extremamente rara de se observar. 

Leia mais:

publicidade

Sua aparência, que se assemelha a uma roda de carroça, é resultado de um evento poderoso: uma colisão em alta velocidade entre uma grande galáxia espiral e uma galáxia menor não visível na imagem captada pelo Webb.

Colisões de proporções galácticas, segundo a NASA, causam uma cascata de diferentes pequenos eventos entre as galáxias envolvidas. Para Cartwheel, a colisão afetou mais notavelmente sua forma e sua estrutura. 

Essa galáxia ostenta dois anéis — um interno brilhante e um colorido ao redor. Esses anéis se expandem para fora a partir do centro da colisão, como ondulações em um lago depois que uma pedra é jogada nele. Por causa dessas características distintas, os astrônomos a chamam de “galáxia anular”, uma estrutura menos comum do que as galáxias espirais da nossa Via Láctea.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!