Uma recente revisão de estudos publicada na revista Heart mostrou que a substituição do sal pode reduzir não apenas as chances de problemas cardiovasculares, como a hipertensão, mas o acidente vascular cerebral (AVC). A pesquisa incluiu 32 mil participantes do Reino Unido e ainda fez alertas sobre a relação do mineral com outras causas de morte. 

 
O artigo descobriu que a redução do sal trouxe benefícios significativos a todos os voluntários do estudo, independentemente de sexo, idade, região, peso e outros fatores relacionados à pressão arterial. Em dados, substituir o produto chegou a reduzir a morte precoce por qualquer causa em 11%, e no risco de doença cardiovascular em 13%. 

Sal caindo em uma mesa
Substituir sal pode reduzir risco de AVC em 13%; confira alternativas. Crédito: CC0/Domínio Público

Pelo o que posso substituir o sal? 

A substituição do sal nada mais é que a troca do cloreto de sódio por cloreto de potássio. O estudo indicou que nenhum efeito adverso foi detectado a partir do aumento da ingestão de cloreto de potássio, contudo, há ressalvas para pessoas com problemas renais, que devem limitar a ingestão e consultar um médico para uma dieta adequada. 

“Embora os substitutos de baixo teor de sal tenham menos sódio do que o sal comum, eles ainda contêm potássio, que pode não ser adequado para algumas pessoas com problemas cardíacos e outras condições de saúde existentes. Se você quer cuidar da sua saúde, é melhor comer menos sal. Usar diferentes ervas e especiarias ao cozinhar é uma ótima maneira de adicionar sabor e substituir o sal”, destacou Tracy Parker, pesquisadora e nutricionista de saúde do coração da British Heart Foundation (BHF). 

publicidade

“Esta pesquisa é um lembrete útil para reduzir a quantidade de sal que temos em nossas dietas e procurar alternativas”, acrescentou. 

Leia mais! 

Dentre as principais fontes de potássio estão os vegetais no geral, como a couve e o espinafre, além de diversos legumes, como a batata, batata-doce, beterraba e brócolis. As frutas também fazem parte da lista, como o tomate, banana e abacate. No caso da substituição do sal, a aposta está em usar os alimentos mencionados na preparação da comida, e também em outros tipos de temperos, como o mix de ervas – cebola, cheiro verde, salsão, manjericão, orégano, alecrim, alho, pimenta e o que mais você preferir. 

Também é possível bater esses ingredientes com uma porção pequena de sal grosso marinho ou rosa. A ideia é que, quanto mais tempero de ervas (ou naturais) você adicionar a refeição, menos sal você irá precisar. 

Este não é o primeiro estudo que relaciona a diminuição do sal com a redução do risco de derrame, problemas cardíacos e morte por qualquer outra causa. Um levantamento feito com participantes com mais de 60 anos na China também corrobora com os novos resultados. Confira mais aqui

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!