Neste domingo (14) é comemorado o Dia dos Pais, data que serve para reunir pais e filhos e que é caractecterizado pelo tradicional churrasco em família, mas com o adicional da troca de presentes. Mas, afinal, de onde surgiu a ideia de ter um dia dedicado aos pais e por que o segundo domingo do mês de agosto foi o escolhido no Brasil

De acordo com informações da Agência Brasil, a data foi instituída pelo publicitário Sylvio Bhering, em 1953. Na época, o profissional era diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, conforme registros do site de memória da empresa de comunicação

Dia dos Pais
Dia dos Pais: qual a origem da data no Brasil? Imagem: Savanevich Viktar/shutterstock

Inicialmente, a data escolhida era 16 de agosto e tinha como título o Dia do Papai. A intenção era que a comemoração coincidisse com o Dia de São Joaquim, pai de Maria, a mãe Jesus Cristo.

Posteriormente, a Igreja Católica alterou o dia de celebrar São Joaquim, mas o oitavo mês do ano fez tanto sucesso entre os comerciantes, que ganharam mais um período para aquecer as vendas, que fez com que a data se perpetuasse por aqui. 

publicidade

“O Dia das Mães já existia, então a ideia foi: por que não ter também um Dia dos Pais? E, aqui no Brasil, mais declaradamente, surgiu como uma ideia mercadológica, publicitária mesmo. Então muito ditado até mesmo para movimentar o comércio”, explicou Sérgio Dantas, professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, à Agência. 

São Joaquim passou a ser celebrado em 26 de julho, junto de Sant´Ana, mãe de Maria, que virou o Dia dos Avós. Também vale destacar que o domingo para o Dia dos Pais não foi um dia pensando ao acaso, já que o primeiro dia da semana é consagrado por encontros e almoços em família

Leia mais! 

“Eu acredito que foi estrategicamente escolhido porque o comércio tem datas marcantes. A gente finaliza o ano com o Natal, que é a grande data. Tem depois, no primeiro semestre, o Dia das Mães, que é a segunda maior data de movimento. Logo depois, em junho, tem o Dia dos Namorados. E aí só o Dia das Crianças, em outubro. Acho que a ideia foi tentar espaçar isso ao longo do ano”, destacou Dantas, acrescentando que o Dia dos Pais foi a última data a ser definida. 

Só o Brasil comemora o Dia dos Pais em agosto 

Uma outra curiosidade, é que só o Brasil comemora o Dia dos Pais em agosto. Em outros países também existe a celebração, porém, a data mais disseminada no mundo, reconhecida em pelo menos 70 países, é o terceiro domingo de junho.

Essa história começa nos Estados Unidos; Sonora Luise Smart, filha de um agricultor que lutou na Guerra Civil em 1862, queria homenagear o pai, William Jackson, que criou os filhos sozinhos após a morte da esposa. Assim, o 19 de junho, data do aniversário do pai de Sonora, foi o dia escolhido para o Dia dos Pais. A ideia se espalhou e foi oficializada, em 1966, pelo presidente Lyndon Johnson como o terceiro domingo de junho. 

“Padronizou de ser no terceiro domingo, que até era um dia mais fácil das famílias estarem juntas e de vivenciarem o propósito do Dia dos Pais, que é justamente essa união, a comunhão. Como os Estados Unidos são um país que dita tendências, muitos países acabaram seguindo essa determinação deles”, explicou o professor. 

Há também países que celebram a data em 19 de março, Dia de São José, como Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!