Milhares de planetas e estrelas já foram flagrados no espaço. Para facilitar a identificação e divulgação dos dados, eles normalmente precisam de um nome. Muitas vezes a nomenclatura pode envolver siglas e uma série de números. No entanto, em descobertas relevantes os nomes podem ser mais, digamos, criativos. É pensando nisso que um concurso foi lançado para batizar os astros localizados pelo Telescópio Espacial James Webb.

A parte mais interessante é que você, ou qualquer outra pessoa do mundo pode tentar participar. O NameExoWords é organizado pela União Astronômica Internacional (IAU) e neste momento foca em nomear 20 sistemas exoplanetários e suas respectivas estrelas que serão vistos pelo maior telescópio espacial já feito. 

Participar é bastante simples. Você só precisa montar um time, escolher o sistema de sua preferência e preencher os dados em um formulário. A IAU diz que deseja ter pessoas de várias partes do mundo e de diversas culturas diferentes para levar mais pluralismo ao Espaço.

Nomes de planetas encontrados pelo James Webb

Obviamente que existem regras para o nome valer e tudo vai passar por uma triagem. As básicas são sobre não poder usar nome de pessoas, independentes se estão vivas ou mortas, ou nomes que já foram usados em outros astros, o que restringe bastante as possibilidades de deuses romanos, por exemplo. 

publicidade

Leia mais:

Para enviar sua ideia é preciso gravar um vídeo e escrever um texto explicando o motivo do nome. Na primeira parte, uma comissão de cada país vai avaliar as opções e selecionar dois nomes, mantendo algumas seleções como “reservas”. Esse grupo é composto por cientistas da IAU. Depois disso, um comitê irá decidir qual nome de cada país vai ser escolhido para cada Exoword.

“Na última década, o Escritório de Extensão em Astronomia se esforçou para construir pontes entre profissionais, amadores, comunicadores, educadores e o público. É emocionante ter uma nova competição NameExoWorlds em andamento para comemorar o 10º aniversário do OAO”, celebrou Debra Elmegreen, líder do projeto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!