Envolta de nuvens brilhantes e douradas de gás, o Very Large Telescope (VLT) do European Southern Observatory (ESO), no Chile, capturou uma imagem impressionante da galáxia starburst NGC 4303 (ou Messier 61), localizada a 50 milhões de anos luz da Terra, na constelação de Virgem.

Em um comunicado emitido pela ESO, os cientistas afirmam que estudar essa galáxia ajuda na compreensão de como as estrelas em todo o Universo se formam, afinal, o nome starburst (explosão estelar) não é por acaso, já que ela é palco de uma quantidade incomum de nascimento de estrelas.

publicidade

Leia mais:

Essas observações fazem parte de um projeto chamado Física em Alta Resolução Angular em Galáxias Próximas (PHANGS), que visa descobrir galáxias próximas em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético.

publicidade

Segundo os funcionários do observatório localizado no Chile, “as estrelas se formam quando nuvens de gás frio entram em colapso”, e o evento é resultado da “radiação energética das estrelas recém-nascidas aquecerá e ionizará o gás remanescente ao redor.”

Imagem da galáxia starburst NGC 4303, com nuvens de gás de oxigênio ionizado, hidrogênio e enxofre mostrados em azul, verde e vermelho, respectivamente. Créditos: ESO/PHANGS

Para conseguir formar essa imagem, o Multi-Unit Spectroscopic Explorer (MUSE) no VLT capturou a galáxia em diferentes comprimentos de onda de luz e combinou o resultado dessas observações que resultaram nesse redemoinho dourado brilhante, manchado com nuvens de gás oxigênio ionizado, em azul, hidrogênio, em verde e enxofre, em vermelho. Um verdadeiro festival de cores.

publicidade

Eventos em outras galáxias na Constelação de Virgem

A constelação de virgem é recheada de surpresas e beldades astronômicas. Em abril, a Olhar Digital divulgou o registro feito pelo brasileiro Marcio Rodrigues Mendes, de uma explosão supernova registrada, no interior de São Paulo (especificamente, Marcio fez o registro em Dois Córregos, município a pouco mais de 260 km da capital, depois de Bauru). A imagem mostra um brilho tão forte que, sozinho, praticamente se iguala a intensidade do restante da galáxia NGC 4647, onde está localizado.

Via: Space.com

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!