Do latim ‘creare’, criatividade é um substantivo feminino que indica a capacidade de produzir coisas novas. E essa habilidade não pode ser apenas vista como algo inerente aqueles profissionais de áreas de artes ou comunicação. A criatividade também precisa estar presente na tecnologia.

Ela é uma importante moeda na hora de encontrar soluções não convencionais e atender as demandas apresentadas por um mundo em constante mutação. Com essa visão, a série C0D3RS estreou recentemente.

Clique aqui e saiba tudo sobre a série C0D3RS!

A produção, realizada e desenvolvida pela IBM em formato de reality show, mostra criadores reais em ação, durante oito episódios, na plataforma de streaming Prime Video. Ela é baseada na Maratona Behind the Code da IBM 2020.

“O C0D3RS é a concretização do que a Maratona sempre almejou. Capacitação através de desafios reais de negócios de desenvolvedores, entusiastas de TI, estudantes e pessoas buscando uma nova recolocação no mercado. A minissérie também traz histórias incríveis de pessoas de diferentes lugares e diferentes idades se superando através da tecnologia”, afirma Flavia Carvalho, PMO Maratona Behind the Code 2020 e 2021 e líder do Build Labs, IBM Brasil.

Dos 70 mil participantes da Maratona Behind the Code, 20 têm suas histórias contadas no seriado. Para inspirar outros profissionais, C0D3RS mostra os desenvolvedores correndo para se tornarem os melhores programadores da América Latina, com dedicação, paixão, conhecimento e trabalho duro.

A primeira série sobre a temática na região fala ainda sobre cloud, AI, analytics e automação. Qualquer pessoa pode ver como é capaz de criar novas tecnologias e soluções para empoderar pessoas, empresas e a sociedade.

“E o mais legal disso tudo foi que a gente criou um robô utilizando os serviços de IBM Watson para poder escalar a avaliação das submissões”, completa Flavia Carvalho.

A série tem apresentação de Bianca Comparato. Além de todo o conteúdo na tela, os espectadores podem ainda acessar o site e conhecer todos os desafios realizados durante a competição. Clique aqui para conferir!

“No site você pode encontrar as 20 histórias inspiradoras dos finalistas do C0D3RS, além dos desafios lá no GitHub e mais informações sobre as tecnologias IBM. E o que a gente quer com tudo isso? A gente quer mostrar que a tecnologia é acessível e que podemos formar mais pessoas para trabalhar na criação e no desenvolvimento de soluções para tornar o mundo melhor. Até porque hoje nós precisamos de profissionais em tecnologia. A Brasscom estima um gap de quase 800 mil profissionais no mercado de TI até 2025. É sobre preparar a atual e futura geração de profissionais no mercado”, detalha Fabiana Schurhaus, Líder da Comunidade Técnica, IBM Technology, IBM Brasil.