A empresa Alphabet, dona do Google, está juntando os seus dois maiores projetos de pesquisa de robótica e entendimento da linguagem de inteligência artificial. A empresa está tentando fazer um robô assistente que seja capaz de entender ações da linguagem natural do ser humano.

Desde 2019, a Alphabet criou robôs capazes de executar tarefas simples, como buscar bebidas e limpar mesas. O projeto “Everyday Robots” ainda está dando seus primeiros passos, porém, já receberam uma nova atualização que melhorou o entendimento da linguagem humana. Isso foi capaz graças ao modelo de linguagem do Google, O (LLM) PALM.

publicidade

Leia mais:

Grande parte desses robôs só respondem a comandos curtos e simples, como por exemplo “me traga uma garrafa d’água”. Os LLMs, como o GPT-3 e o MuM do Google, são capazes de examinar a intenção de cada um dos comandos mais “indiretos”.

publicidade

Uma pessoa pode dizer ao robô do “Everyday Robots” “eu derramei a bebida, me ajuda?” e a máquina filtra o comando por meio de uma lista interna de ações e vai entender “me traga uma esponja da cozinha”.

O Google nomeou o sistema de resultados de PALM-SayCan. A empresa diz que ao colocar esse sistema nos seus robôs, eles foram capazes de organizar respostas corretas para 101 instruções dos usuários em 84% do tempo. A execução ficou com 74% de sucesso nesse tempo.Essa taxa de acertos é sólida, entretanto, esses números precisam melhorar.

publicidade

Ainda não foi divulgada a lista desses 101 comandos, mas não ficou claro o quanto as instruções são restritas.

google robô
Crédito: Google

Google libera Android 13 para celulares Pixel antes do previsto

Nesta segunda-feira (15), o Google anunciou o lançamento mundial do Android 13, inicialmente apenas para dispositivos das linhas Pixel. Com novos recursos de personalização e privacidade, além de uma maior integração entre smartphones, tablets e Chromebooks também entram na lista de agraciados.

publicidade

O Google liberou o Android 13 um pouco mais cedo que nas gerações passadas Android 11 e 12. Apesar de até agora de ser exclusivo das linhas Pixel, o Android 13 chegará ainda neste ano em outros dispositivos, como celulares e tablets da Samsung, Asus, HMD Global (Nokia), iQOO, Motorola, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, Vivo e Xiaomi.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!