Um tribunal da Rússia decidiu aplicar uma multa de 2 milhões de rublos – cerca de US$ 33 mil – na Twitch. Segundo o processo, o streaming exibiu um vídeo de 31 segundos que continha informações falsas sobre supostos crimes de guerra em Bucha, na Ucrânia

A Twitch não é a primeira plataforma a ser processada, ou ameaçada pelo governo russo. Desde a invasão na Ucrânia, diversas redes sociais que se recusam a seguir as determinações russas sofrem sanções, algumas chegaram a ser banidas da Rússia, como o Instagram

Leia também!

Segundo a imprensa local, a Twitch manteve no ar um vídeo de 31 segundos de uma garota na cidade de Bucha e este é o motivo do processo. A plataforma norte-americana é muito utilizada para que jogadores de videogame façam transmissões ao vivo de suas partidas.  

publicidade

As autoridades da Ucrânia e diversos lugares do mundo acusam a Rússia de ter cometido crimes de guerra em Bucha. Vídeos da cidade mostraram diversos corpos de civis espalhados pelas ruas.  

A Ucrânia aponta a Rússia como responsável pelo massacre, enquanto o país de Vladimir Putin relata que os serviços especiais ucranianos são os verdadeiros culpados e que os vídeos são uma “encenação”. 

A Twitch, que pertence à Amazon, não respondeu as acusações do governo russo. 

twitch anúncios
Imagem: Shutterstock

Mesmo banido, conteúdos do TikTok circulam na Rússia

Nas semanas que prosseguiram a invasão da Rússia contra a Ucrânia, o palácio presidencial da capital russa, o Kremlin, determinou como crime qualquer coisa que considerassem “informação falsa” sobre as empresas estatais ou sobre a guerra na Ucrânia, e o TikTok foi alvo de banimento.

Como resposta, o TikTok suspendeu o live streaming e o novo conteúdo da plataforma para os usuários que criaram as contas dentro do país, a partir do dia 6 de março.

Porém, um novo relatório divulgado no começo deste mês pelo chefe de pesquisa do Mozilla Firefox, Salvatore Romano, mostrou que algumas contas criadas na Rússia continuaram a enviar vídeos para a rede social sem nenhum problema no caminho. Essas publicações foram nomeadas de “shadow-promotion”, promoção de sombras, por Salvatore.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!