Esta quarta-feira (17) é um dia importante para a missão Artemis. O foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), o mais poderoso já desenvolvido pela NASA e que deve levar astronautas novamente para a Lua, finalmente está pronto para seu primeiro voo na órbita lunar.

O SLS teve mais de 10 anos de desenvolvimento e deve voar pela primeira vez no próximo dia 29 de agosto. O foguete e a espaçonave Orion foram transportados para a plataforma de lançamento na última terça-feira (16), no Crawler-Transporter 2, um dos dois rastreadores construídos em 1965 para apoiar as missões do programa Apollo.

Foguete SLS

A missão não tripulada deve permanecer 3 semanas no espaço, incluindo 6 dias em órbita retrógrada ao redor da Lua. A nave levará uma variedade de cargas científicas para esse voo de 42 dias ao redor da Lua, além de objetos curiosos que compõem o chamado Kit Oficial de Voo (OFK).

Leia mais:

publicidade
sls nasa foguete artemis
Imagem: Nasa/Divulgação

Projeto Artemis

Se tudo correr conforme o planejado, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um voo que fará o mesmo circuito ao redor da Lua, no ano de 2024. E então, em 2025 ou 2026, a missão Artemis 3 vai finalmente pousar astronautas perto do polo sul lunar. Todas com modelos do foguete SLS.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!