Nesta quarta-feira (17), por volta das 11h da manhã (pelo horário de Brasília), os cosmonautas Oleg Artemyev e Denis Matveev deram início a uma atividade extraveicular (EVA) na Estação Espacial Internacional (ISS), procedimento também conhecido como caminhada espacial.

Problema de flutuação de tensão na bateria do traje de um dos cosmonautas fez controle da missão ordenar interrupção da caminhada espacial nesta quarta-feira (17). Imagem: NASA TV

O objetivo era continuar a configuração do Braço Robótico Europeu, que chegou ao segmento russo do laboratório orbital junto com o módulo Nauka em julho de 2021, e cuja instalação necessita de várias caminhadas espaciais para ser concluída.

De acordo com o site Space.com, a previsão para esta quarta-feira era de que a ação durasse em torno de seis horas e meia, mas pouco mais de duas horas e dez minutos depois que os cosmonautas começaram os trabalhos, Artemyev começou a experimentar flutuações de tensão na bateria de seu traje espacial Orlan (o uniforme usado durante as atividades extraveiculares).

“Largue tudo e volte imediatamente”, ordenou Vladimir Solovyov, ex-cosmonauta e atual diretor de voo para o segmento russo da estação espacial no controle da missão, exigindo que ele voltasse para a câmara de ar do módulo Poisk.

publicidade

Leia mais:

De acordo com o oficial de assuntos públicos da NASA, Rob Navias, Artemyev então ligou seu traje ao sistema de energia do laboratório em órbita. Ainda segundo Navias, o cosmonauta estava perto da câmara de ar no momento em que o problema foi notado e não estava em perigo.

Matveev, enquanto isso, permaneceu fora da estação. Ambos aguardavam instruções adicionais, que finalmente chegaram por volta das 14h10, quando a caminhada espacial foi cancelada.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!