Atualmente, no mercado, é possível observar um crescimento expressivo no número de empresas que usam tecnologia e dados para transformar setores tradicionais, com times enxutos e soluções de alta escalabilidade. Com isso, o diferencial competitivo das empresas tem durado cada vez menos tempo. Para enfrentar esse cenário e manter a perenidade das companhias, organizações de todo o mundo têm investido cada vez mais na inovação como estratégia de negócio.

Li, há um tempo, o livro “Organização Guiada por Ideias”, de Alan G. Robinson e Dean M Schroeder, que diz que 80% das ideias inovadoras vêm de colaboradores que estão na linha de frente, ou seja, diretamente envolvidos na operação da empresa. Esse dado evidencia a importância do investimento em pessoas e ferramentas que auxiliem a gerar melhorias contínuas nos negócios, mas existem outros motivos para incluir toda a empresa no processo de inovação.

publicidade

Leia mais:

Poucas pessoas sabem que melhoria contínua está atrelada em muito mais que aumentar os números de faturamento de uma empresa, ela pode trazer também soluções simples para problemas complexos, e auxiliar na gestão de pessoas, tornando os profissionais mais inovadores e engajados. Destaco, ainda, a oportunidade de desenvolver um senso maior de pertencimento e impacto pelos colaboradores em relação à companhia.

publicidade

Abaixo, trago outros benefícios de envolver todas as pessoas nos processos de inovação das empresas. Confira:

1. Redução de custos

Com as ideias sendo sugeridas pelos próprios colaboradores, as sugestões podem apresentar soluções simples para problemas considerados complexos por outras áreas, que os resolveriam com orçamentos ou contratações de outros profissionais externos. Ouvir pessoas do time pode ajudar empresas a economizar na busca de consultorias especializadas. Além disso, inovar é, por conceito, implementar ideias que geram retorno financeiro à organização.

publicidade

2. Profissionais mais ativos

Mais que trazer visibilidade para as ideias e fazer com que elas cheguem para os responsáveis em avaliar e aprová-las, incentivar que todos pensem em inovação permite ter colaboradores mais engajados na empresa. Afinal, são essas as pessoas capazes de ter ideias incríveis, de pensar na sua própria experiência de trabalho e contribuir para o próximo passo da organização.

Além disso, envolver toda a empresa nas iniciativas de inovação possibilita a participação ativa e essencial na estratégia da companhia, promovendo colaboração e cocriação entre as pessoas.

publicidade

3. Impulso e valorização das pessoas

Como já bem pontuado no livro “Organização Guiada por Ideias”, ninguém melhor que as próprias pessoas para sugerirem melhorias para o processo no qual elas estão envolvidas. As ideias geradas em uma área de inovação vêm, não só para desenvolver novas frentes de negócio e soluções em produtos, como também alternativas que ajudem a tornar o dia a dia das pessoas mais produtivo e agradável.

Ao integrar as pessoas na inovação, elas também passam a fazer parte da estratégia, possibilitando que deixem o seu legado permanente na companhia. É importante que a empresa saiba reconhecer esse esforço, por meio de campanhas de bonificação e recompensas para ideias sugeridas/implementadas.

4. Economia de tempo

O trabalhador e a empresa sabem o quanto o tempo de trabalho é precioso. Ter em mãos uma ferramenta capaz de viabilizar as sugestões, categorizar, avaliar, mostrar as ideias para os gestores e implementá-las de forma simples, é certamente um game changer. Mais uma vez, é uma forma da tecnologia e inovação estarem ao lado dos colaboradores e gestores.

A economia de tempo gerada por um processo de inovação bem otimizado é também um fator decisivo para a competitividade da empresa, frente aos concorrentes.

5. Manter o presente e construir futuro

Quando falamos em um contexto de mercado cada vez mais competitivo, ser bem-sucedido nos estágios iniciais de uma empresa não significa sucesso a longo prazo. É a capacidade de inovar que pode garantir um futuro perene de uma empresa, seja pensando em melhorias pontuais para processos já existentes, por meio da inovação incremental, ou construindo o novo, por meio da inovação de transformação.

Para finalizar, afirmo que para garantir que a inovação na empresa atinja os resultados esperados, todas as lideranças precisam ser sensibilizadas e entenderem a importância da inovação. Em outras palavras, todos precisam comprar a ideia, para que possam inspirar os demais no mesmo propósito.

*Luís Felipe Carvalho é CEO da AEVO

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!