Paris Campbell, funcionária da Apple, recentemente postou em sua conta do TikTok um vídeo com dicas básicas de segurança do iPhone. O seu vídeo viralizou na rede e recebeu 5 milhões de visualizações em cerca de 24 horas.

Porém, logo em seguida, Paris recebeu um chamado da empresa, solicitando que ela apagasse o vídeo e, caso contrário, poderia causar algumas consequências como até sua demissão.

Paris atualmente trabalha como técnica de reparos no varejo da Apple, mas já está no quadro de funcionários da empresa há 6 anos. A empresa não gostou dela ter respondido um outro usuário do TikTok que estava com problemas com seu iPhone.

Leia mais:

publicidade

A empresa alegou que a colaboradora estava violando a política da companhia ao se identificar como funcionária da Apple e postar sobre tópicos relacionados à empresa.

Após esse episódio, a funcionária postou outro vídeo nomeado de “dear Apple” (Querida Apple), onde revelou que ela ainda estava contratada pela Apple e afirmou que estava esperando para saber se seria demitida. “Eu nunca me identifiquei como uma funcionária da Apple até este vídeo”, disse ela. “O engraçado é que, depois de revisar as políticas de mídia social… em nenhum lugar diz que não posso me identificar publicamente como um funcionário da Apple, apenas que não deveria fazê-lo de uma maneira que faça a empresa parecer ruim. ”

Funcionária da Apple pode ser demitida após vídeo postado em seu TikTok

Paris Campbell também é comediante de stand-up desde 2011 e tem um número significativo de seguidores nas mídias sociais, incluindo 439 mil seguidores no TikTok.

Mesmo sendo bem conhecida na rede social, isso pode não ser o bastante para Paris Campbell não ser demitida, já que em 2021 a Apple demitiu dois ativistas de alto perfil por supostamente compartilhar informações confidenciais. 

Mas vale ressaltar que Campbell diz que seus vídeos não contêm nenhuma informação que ainda não esteja disponível publicamente.

“Não tenho todo esse conhecimento sobre a Apple apenas porque trabalho para a Apple. Chego a esse conhecimento porque tenho uma longa formação técnica e história. Por isso me contrataram”, relatou Paris em entrevista ao The Verge. 

Porém, é importante mencionar que essa não é a primeira vez que situações parecidas acontecem, confira logo abaixo outros casos semelhantes:

Tiktoker viraliza com protesto contra baixo salário e é demitido

O tiktoker Chibuzor Ejimofor, que adota o nome profissional de Simon Jackson, resolveu usar sua rede social para fazer um protesto contra o baixo salário, mas acabou sendo demitido após seu vídeo viralizar.

Jackson trabalha na Arcadis, empresa de design e engenharia em Seattle, nos Estados Unidos, e decidiu fazer a mudança para o escritório da companhia, deixando claro que seu salário baixo não era suficiente para pagar o aluguel.

O vídeo repercutiu no TikTok e atingiu mais de 14 milhões de visualizações. Em entrevista ao The New York Post, o tiktoker relatou que seu aluguel está próximo de vencer e que o novo preço era absurdo.

O homem não conseguiu se mudar a tempo, afinal, nenhum locatário tinha disponibilidade tão rápido quanto ele precisaria, então ele decidiu ir morar na empresa onde trabalha.  

Ao perceber o sucesso do vídeo da mudança, o tiktoker publicou outros vídeos de sua rotina morando no escritório, visando aumentar sua popularidade na rede social. Porém, o sucesso também fez os vídeos chegarem aos seus chefes.

Os donos da empresa pediram que Jackson deixasse imediatamente o escritório e apagasse os vídeos de seu TikTok, ou então ele seria demitido. O homem decidiu aceitar a demissão e agora visa impulsionar sua marca pessoal.  

Engenheiro da Apple é demitido após sua filha gravar um vídeo do iPhone X

Esse, por outro lado aconteceu há um tempo já. Em 2017, um engenheiro da Apple foi demitido após sua filha gravar um vídeo mostrando o iPhone X, celular ainda não lançado da empresa, e o Apple Park, a nova sede da companhia.

O vídeo foi postado no YouTube, onde se tornou extremamente popular. Pouco tempo depois, no entanto, Brooke Amelia Peterson (a filha do engenheiro) postou outro vídeo falando que a gravação anterior fez seu pai perder o emprego.

Funcionário do Google diz que foi demitido por postar memes do CEO no Facebook

Outro caso um pouco antigo, porém bem semelhante, é de um ex-funcionário que processou a Nest, uma das empresas da Alphabet, empresa-mãe do Google, por ter sido demitido depois de postar críticas à companhia em um grupo privado no Facebook. O ex-empregado reclama que foi coagido e critica as condições de trabalho.

De acordo com um colaborador da Nest, o funcionário, um gerente de projeto, foi demitido porque estava postando memes que criticavam o CEO, Tony Fadell, no grupo da rede social.

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!