Um grupo de astrônomos da Universidade de Sydney Ocidental encontrou um jato de energia oriundo de um buraco negro com cerca de um milhão de anos-luz de ponta a ponta. A propagação de energia desse jato é tão potente que quase atinge a velocidade da luz.

As ondas de rádio revelaram que o disparo sai de um buraco negro central da galáxia NGC 2663. Se olhos humanos fossem capazes de captar o fenômeno, localizado a 93 milhões de anos-luz de distância da Terra, ele seria maior que a Lua. O fluxo de materiais é tão potente que ultrapassa em 50 vezes o tamanho da galáxia hospedeira.

Leia mais:

Esse tipo de jato já foi visto antes, entretanto, o que impressionou os cientista foi a imensidão deste último fenômeno e a proximidade entre ele a Terra. A pesquisa liderada pelo doutorando Velibor Velović analisa o Mapa Evolutivo do Universo (UEM) e apresenta evidências da matéria entre as galáxias sendo empurrada para trás, nas laterais do jato.

publicidade

Diamantes de choque do buraco negro

A pesquisa destaca a presença de pontos brilhantes e regulares no fenômeno, conhecidos como “diamantes de choque” por causa de sua forma. À medida que o fluxo se comprime, ele brilha mais intensamente. Os diamantes de choque também foram vistos em jatos menores do tamanho de galáxias, mas nesses casos, o efeito é mais sutil, portanto, mais difícil de ser observado.

Os pesquisadores também descobriram o fenômeno atual como um loop de feedback: em que a matéria intergaláctica se alimenta de uma galáxia, a galáxia por sua vez vira um buraco negro, o buraco negro lança o jato, que retarda o fornecimento de matéria intergaláctica em galáxias.

Via: Phys

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.