O grande objetivo do projeto Artemis é levar os humanos novamente para a Lua após mais de 50 anos. Esse mês, acontece a Artemis 1, ainda sem tripulação, mas um teste para a 3, que deve levar a primeira mulher ao satélite natural. Nesta sexta-feira (19), a NASA vai divulgar os possíveis locais de pouso para quando os astronautas finalmente forem para lá.

Pode parecer estranha essa revelação, já que a Artemis 3 está prevista para acontecer só em 2025, e considerando que a Artemis 1 também atrasou, essas datas são bastante flexíveis. Mas a revelação mostra o comprometimento da NASA com o objetivo de levar os humanos novamente à Lua.

publicidade

Segundo a agência, vão ser mostradas regiões em potencial e “dentro de cada região, existem vários locais de pouso. Cada uma das regiões selecionadas, das quais locais de pouso específicos podem ser selecionados, é de interesse científico e foi avaliada com base no terreno, comunicações e condições de iluminação, bem como na capacidade de atender aos objetivos científicos. A NASA se envolverá com a comunidade científica mais ampla nos próximos meses para discutir os méritos de cada região”.

Você poderá acompanhar a revelação ao vivo por meio do YouTube da NASA a partir das 15h (horário de Brasília). 

publicidade

Missão Artemis de volta à Lua

A Artemis 3 deve finalmente colocar humanos novamente na Lua e pela primeira vez uma mulher. No melhor dos cenários, essa parte, e mais decisiva do projeto, deve ocorrer em 2025. “Estamos na reta final”, disse o diretor de lançamento do Artemis I, Charlie Blackwell-Thompson , durante uma entrevista coletiva confirmando a data de lançamento da Artemis 1 para o dia 29 de agosto.

Leia mais:

publicidade

Durante o voo Artemis 1, a espaçonave Orion rodeará a lua para testar as tecnologias de que a NASA precisa para apoiar o retorno dos astronautas à superfície lunar. A espaçonave levará dentro de si o manequim ‘Moonikin’, satélites CubeSat e alguns experimentos científicos. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.