O pesquisador de segurança Felix Krause analisou o lançamento do InAppBrowser, ferramenta que faz uma lista de todos os comandos JavaScript que são executados em um aplicativo para iOS, assim que o navegador no aplicativo se conecta com uma página da web. Na última quinta-feira (18), porém, ele observou algo diferente nos códigos em execução do TikTok no sistema da Apple.

Antes de mais nada, para demonstrar o que a ferramenta é capaz de fazer, Krause estudou algumas plataformas iOS mais conhecidas que possuem algum navegador inserido. Os resultados, segundo ele, foram alarmantes.

publicidade

Leia mais:

Os dados mostram que redes como Instagram, TikTok, Facebook e Facebook Messenger alteram as páginas da web que são abertas no navegador. “Isso inclui colocar código de rastreamento, como entradas, seleções de texto, toques, etc., inserir arquivos JavaScript externos e criar novos elementos HTML”, afirmou Krause.

Quando o pesquisador investigou ainda mais os navegadores, descobriu que o pertencente ao TikTok faz algumas coisas consideradas ruins, como monitorar todas as entradas e cliques do teclado do usuário. Ou seja, se alguém abrir uma página da web direto pelo aplicativo do TikTok e colocar informações do cartão de crédito, o aplicativo pode acessar cada detalhe.

Ainda com dados da pesquisa, Krause analisou que o TikTok é o único de todos os aplicativos que não oferece a opção de abrir o link no navegador padrão de costume do usuário, e o obriga a usar o próprio navegador interno.

tiktok
Imagem: PeopleImages.com – Yuri A / Shutterstock

Uma porta-voz do TikTok deu uma declaração para a Forbes e confirmou essas práticas da empresa, contudo, disse que o código Javascript é usado apenas para limpeza, solução de problemas e monitoramento de desempenho. “Tudo é necessário para fornecer uma experiência de usuário ideial”, disse ela.

TikTok vai permitir que usuários compartilhem Stories com Facebook e Instagram

Não é novidade para ninguém que o Instagram e o TikTok brigam pela atenção dos usuários e muitas vezes se inspiram em recursos do concorrente para criar novas ferramentas.  

Porém, enquanto a plataforma da Meta parece querer dar o mínimo de atenção aos conteúdos reciclados do TikTok, o concorrente de chinês tenta fazer com que usuários façam isso com ainda mais frequência, e não só no Reels. 

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!