O Dawn Project, um grupo que defende a segurança tecnológica, lançou uma campanha nos EUA alertando sobre os perigos de usar versões de teste do ‘Autopilot’ nas ruas, o sistema de direção autônoma da Tesla.

O vídeo mostra um veículo da montadora, supostamente com o recurso ativado, passando sobre manequins do tamanho de crianças sem acionar a frenagem de emergência.

A ideia do teste foi do bilionário Dan O’Dowd. O executivo faz parte do Dawn Project e deseja usar o conteúdo para convencer as autoridades a banir o uso do Full Self-Driving (FSD) Beta nas ruas: “O perigo que estamos enfrentando é a implantação imprudente de Elon Musk de carros autônomos inseguros nas estradas”, disse.

Veja também:

publicidade

Resposta da Tesla

Após algum tempo no ar, a montadora se manifestou contra o anúncio no dia 11 de agosto, enviando uma carta exigindo a remoção do conteúdo. O Washington Post teve acesso ao comunicado escrito pela vice-conselheira geral da Tesla, Dinna Eskin.

“Os testes abusam e deturpam as capacidades da tecnologia da Tesla, bem como as experiências compartilhadas por nossos clientes”, diz um trecho do texto.

A empresa de Musk ameaçou ainda tomar medidas legais e acrescentou que o ‘FSD Beta’, apesar de uma versão de teste, consegue reconhecer pedestres — incluindo crianças —, e, quando utilizado corretamente, reage para prevenir colisões.

Dan O’Dowd, por sua vez, disse no Twitter que a carta era “patética”, além de chamar Musk de “bebê chorão”. O polêmico anúncio pode ser visto abaixo.

Atualmente, cerca de 100 mil pessoas estão testando a versão beta do FSD em vias públicas. A Tesla também lembra que os motoristas devem permanecer atentos e prontos para assumir o controle do veículo a qualquer momento, mesmo com o recurso ativado. 

Por fim, vale recordar que o FSD também gerou problemas com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA), que está investigando de perto a segurança do sistema.

Imagem principal: Stanislavskyi/Shutterstock

Via: The Washington Post

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!