Hoje em dia, muito por conta dos avanços tecnológicos, quem busca dar uma nova ”cara” ao seu imóvel, já conta com diversas opções para tornar os projetos de arquitetura ainda mais inteligentes. A tecnologia já tem nos permitido ligar aparelhos de forma remota, acender lâmpadas com comandos de voz e até mesmo verificar se a área externa ao redor da residência está segura antes de entrar ou ao sair do imóvel.

Temos visto um crescimento de aceitação de boa parte dessas novidades, percebemos que não há uma perda de qualidade nas suas funções com novas plataformas. Pelo contrário, a jornada do projeto, desde a coleta dos dados do cliente até a entrega final, tomou um rumo mais acessível e satisfatório para o consumidor.

publicidade

Leia também

Devido a essas vantagens, algumas dessas tecnologias já se tornaram verdadeiras tendências na decoração e prometem estar cada vez mais presentes nas mesas de arquitetos e decoradores nos próximos anos. São algumas delas:

publicidade

Scanner de ambientes no próprio celular

Aqui estamos falando de um dos principais métodos disponíveis para os profissionais do ramo de decoração nos dias de hoje, pois viabiliza um planejamento de projetos baseado na precisão. O scanner gera acesso ao ambiente que o cliente quer decorar instantaneamente e com a realidade aumentada; ou seja, com poucos cliques o arquiteto ou decorador tem à sua disposição todas as características daquele espaço no celular, podendo analisá-lo à distância sem a perda de informações e garantindo uma atuação mais estratégica.

Algoritmo seletor de móveis

Também no sentido de coleta de dados do consumidor, novos algoritmos têm sido criados e estão agilizando e compilando com clareza todos os seus gostos, afinal, entender as ideias do público e aplicá-las na prática sempre foi um grande desafio para os especialistas do segmento. Um deles é o seletor de móveis, que são aspectos primordiais de qualquer projeto de decoração, seja pela ocupação de espaço ou pela combinação visual dos objetos. Com isso, a digitalização dessas escolhas dos clientes por meio da solução em questão consegue acelerar o trabalho decorativo exponencialmente, pois dispensa tarefas manuais que só iriam burocratizar as etapas.

publicidade

Plataformas de comunicação remotas

Assim como a análise e compilação de informações automatizada, a comunicação do cliente com arquitetos e decoradores de forma remota tem se demonstrado indispensável. Da mesma maneira que diversos outros segmentos aderiram ao home office e modelos híbridos, tecnologias que colocam os profissionais em contato direto com os consumidores poupam fases que apenas criariam mais obstáculos, como a própria apresentação dessas pessoas. Logo, com um celular ou computador em mãos, já é possível iniciar um projeto sem grandes dificuldades, visto que desde o estágio de contratação até a elaboração em si são facilitadas.

Visualização em 360º e realidade virtual dos espaços

Da mesma forma que as imagens proporcionadas pelo scanner possuem uma enorme riqueza de detalhes, há plataformas que geram uma imagem em 360o dos espaços dos projetos, derivadas das tecnologias de realidade virtual. Mais do que agilizar a jornada de decoração, essa tendência tecnológica representa uma evolução no setor, pois garante que os especialistas possam se debruçar em pontos daquele imóvel que talvez não se atentassem a olho nu. Isso sem falar que essas ferramentas permitem que eles vejam os locais quantas vezes e no momento que quiserem.

publicidade

Possibilidade de adequação de projeto em tempo real

Por fim, não há como não destacar a tendência de diminuição do tempo nos projetos de decoração. Não há dúvidas de que os serviços do segmento são cobrados desde sempre para ter uma qualidade alta, o que se torna um desafio ainda maior para realizar em um período curto. No entanto, é justamente nesse quesito que as novas tecnologias agem; diminuindo etapas e imprevistos, sendo capazes de deixar os trabalhos mais sucintos e solucionar percalços – que também são muito prováveis de acontecer – ao longo da jornada.

Dentro dessas cinco tendências, acaba surgindo uma sexta de bônus, que merece destaque com uma indagação: se as novas ferramentas tecnológicas agilizam, trazem mais acessibilidade e firmam a qualidade dos projetos de decoração, qual seria o motivo para a reticência de alguns arquitetos e decoradores da área? A resposta, evidentemente, é que não só não há como lutar contra essa nova era, mas também não há porquê.

*Gabriela Accorsi é COO e Co-fundadora da La Decora

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!