A Tesla está exigindo que os vídeos de seus veículos atropelando manequins quando seu sistema de assistência ao motorista foi acionado sejam retirados de um projeto de um grupo de defesa da segurança. Além de alegar que os vídeos são “difamatórios” e “enganosos”.

Dawn Project, o projeto do grupo de segurança, lançou uma campanha de TV nacional alertando sobre supostos perigos potenciais do que Tesla chama de softwareFull Self-Driving” (FSD), aumentando o escrutínio público e regulatório da tecnologia.

publicidade

Leia mais:

Em um dos vídeos criados, é retratado um carro da Tesla com software FSD rodando sobre manequins do tamanho de crianças e diz: “diga ao Congresso para desligar”.

Através de uma carta de Cessar e Desistir, no dia 11 de agosto, a Tesla relatou que o Projeto Dawn e seu fundador “desprezaram os interesses comerciais da Tesla e divulgaram informações difamatórias ao público”. 

“Chegou ao nosso conhecimento que você, pessoalmente, e o The Dawn Project, estão depreciando os interesses comerciais da Tesla e divulgando informações difamatórias ao público sobre os recursos da tecnologia Full Self Driving (FSD) (Beta) da Tesla”, escreveu na carta Dinna Eskin, sênior diretor e vice-conselheiro geral da Tesla. 

“Exigimos que você cesse imediatamente e desista da disseminação de todas as informações difamatórias, emita uma retratação pública formal dentro de 24 horas e forneça à Tesla a documentação exigida.”

A empresa de automóveis informou que tomaria medidas legais, alegando que os testes nos vídeos são “provavelmente fraudulentos” e “deturpam as capacidades da tecnologia da Tesla”.

O regulador de segurança dos Estados Unidos aumentou as investigações do sistema de piloto automático da Tesla após diversos acidentes.

tesla
Imagem: Grisha Bruev/Shutterstock

A empresa de automóveis informa que seu “FSD Beta”, uma versão de teste de sua nova tecnologia de direção automatizada utilizada por apenas um número limitado de consumidores, “reconhece pedestres, incluindo crianças e, quando utilizado corretamente, o sistema reage para evitar ou mitigar uma colisão”.

O Projeto que divulga os vídeos, chamado de Projeto Dawn, foi criado por Dan O’Dowd, um crítico do sistema FSD de Tesla e um empresário de software na Califórnia que concorreu ao Senado dos EUA.

O ‘Dawn Project’ relatou que seus testes são “completamente legítimos e não enganosos” e chamou a carta de Tesla de “propaganda de marketing”.

Via: Reuters e The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!