Não deu para agosto, mas setembro finalmente parece ser o mês da Artemis 1. Marcado inicialmente para o dia 29 de agosto, o voo inaugural do foguete SLS agora deve ocorrer no sábado (3), com uma data de backup marcada para a segunda-feira (5). Ou seja, ao que tudo indica esse mês devemos dar os primeiros passos rumo para voltarmos a pousar humanos na Lua. Mas esse não é o único evento do mês que marca o começo da primavera. 

Veja abaixo nosso calendário astronômico de setembro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

publicidade

Confira o calendário astronômico completo de setembro

3 de setembro: Lançamento da Artemis 1. Marcado inicialmente para o dia 29 de agosto, problemas atrasaram o lançamento do foguete SLS, que deve finalmente acontecer no dia 3.

O  Programa Artemis visa estabelecer a presença humana na Lua novamente, mais de 50 anos depois da última missão lunar tripulada da história. A Artemis 1 será a primeira do programa lunar Artemis. Nesta missão inicial,  a cápsula Orion vai até o satélite natural da Terra sem tripulação, por cerca de um mês. 

publicidade
Abastecimento do SLS, que vai levar a missão Artemis-1 para a Lua na plataforma 39B do Kennedy Space Center em Cabo Canaveral, Flórida
Megafoguete que vai levar a missão Artemis 1 para a Lua já está posicionado na plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy, da NASA, em Cabo Canaveral, Flórida. Imagem: NASA/Joel Kowsky

4 e 5 de setembro: SpaceX vai lançar outro lote de satélites Starlink a bordo de um foguete Falcon 9 na lendária estação de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

8 de setembro: Neste dia Saturno estará visível próximo à Lua. Segundo o In The Sky, o fenômeno vai ocorrer logo após o por do Sol na direção leste.

publicidade

10 de setembro: Lua cheia de setembro chega às 06:59 (horário de Brasília).

21 de setembro: A espaçonave Soyuz vai levar uma equipe de cosmonautas russos para a Estação Espacial Internacional (ISS).

publicidade
Mais recente lançamento da Roscosmos: o foguete porta-aviões Soyuz-2.1a foi lançado com sucesso com a espaçonave Soyuz MS-19 tripulada do Site 31 (‘Vostok’) Imagem: Roscosmos

22 de setembro: Começo da primavera no hemisfério sul.

29 de setembro: A próxima missão tripulada da SpaceX, a Crew-5, vai levar a primeira mulher indígena para a ISS. O foguete Falcon 9, com a cápsula Crew Dragon, irá decolar no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Até o momento, a SpaceX lançou quatro missões tripuladas para a órbita baixa da Terra para a Nasa, três das quais foram de longa duração. 

Semelhante ao da imagem acima, o lançador do foguete Falcon 9 que será usado na missão SpaceX Crew-5 foi danificado ao bater em uma ponte. Imagem: Tom Durr – Shutterstock

Leia mais:

Outros eventos

  • Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará os satélites de comunicação SES 20 e SES 21.
  • Um Falcon 9, da SpaceX, vai lançar 14 satélites de demonstração Tranche 0 em  Espacial Vandenberg, na Califórnia (EUA).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!