As tartarugas gigantes das Ilhas Galápagos, no Equador, que inspiraram a famosa teoria da evolução baseada na seleção natural, do naturalista britânico Charles Darwin, estão ameaçadas de extinção. O governo do país pede para que as pessoas parem de caçar esses répteis (e também de comer eles).

Segundo a CNN, as autoridades do Equador emitiram um comunicado, no qual alegam que uma equipe de investigadores foi enviada para as ilhas Galápagos, localizada a cerca de 965 quilômetros da costa do país sul-americano, para investigar a morte de quatro tartarugas gigantes.

publicidade

Leia mais:

Suspeita-se que a caça ocorra por dois motivos: para consumo alimentar, já que a carne é considerada uma iguaria, ou para promover o tráfico de animais selvagens. Entretanto, caçar essas tartarugas é ilegal, de acordo com as leis do Equador.

publicidade

O organização sem fins lucrativos Galápagos Conservancy, que tem sede nos Estados Unidos, enviou um comunicado em que alerta para a reincidência desse tipo de situação. “Este não é um incidente isolado”, disse.

A entidade baseia seu argumento no fato de que, em 2021, foram encontrados restos mortais de 15 tartarugas gigantes. Além disso, ela chamou a prática da caça de “furtiva” e considerou o consumo das tartarugas como um “crime ambiental”, diante de tamanha ameaça. Os investigadores estão determinados a identificar os autores e garantir que a “força da lei seja aplicada para garantir que esse delito não fique impune”.

publicidade

Outro animal teve trajetória semelhante no passado

Um estudo feito pela Universidade de Yale destaca que houve uma redução de 85 a 90% na população desse animal, desde o início do século XIX, época em que foram descobertos pela primeira vez. A carne desse réptil era muito consumida pelos marinheiros, que passavam pelo local durante as navegações.

Imagem: Representação de como eram os Dodôs, ave endêmica, das Ilhas Maurício, extinta no século XVII. Créditos: Daniel Eskridge/Shutterstock

Já existe pelo menos um exemplo famoso de extinção nessas configurações. O Dodô era uma ave endêmica das Ilhas Maurício, localizada no continente africano, que passou por esse mesmo processo e acabou extinta. Por volta de 1660, os holandeses, além de consumirem a carne do animal, também provocaram a destruição de seu habitat natural, através do desmatamento, e inseriram espécies exóticas no local.

publicidade

Via: The Byte

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!