Estamos em vias de lançar a Artemis 1, que deve ser o primeiro passo para o retorno da humanidade à Lua depois de 50 anos. Mas esse plano é só uma etapa de uma ousada estratégia da NASA que pretende nos fazer pisar em Marte. Apesar de ser o planeta do nosso sistema solar mais parecido com o nosso, uma viagem para lá é bastante desafiadora e, apesar de distante, a cada dia nos aproximamos mais desse objetivo.

Como noticiado pelo Olhar Digital, o projeto Artemis é visto como um “trampolim para Marte”. A expectativa da empresa é levar humanos para a Lua a partir de 2025 e criar idas frequentes ao local. Isso inclui uma estação espacial instalada na órbita lunar em parceria com a ESA (agência espacial Europeia). Com isso, a estrutura para realizar lançamentos de lá para outras partes do sistema solar poderia ser possível. 

No início deste ano, a NASA divulgou seus objetivos “de Lua a Marte”, que identificaram 50 pontos-chave que se enquadram nas amplas categorias de exploração, transporte e habitação, infraestrutura lunar e marciana, operações e ciência.

A vantagem de usar a Lua como trampolim para Marte é sua proximidade com a Terra. Uma missão tripulada pode chegar ou sair da Lua em apenas três dias, enquanto um voo direto da Terra para Marte levaria pelo menos sete meses, com uma viagem de ida e volta estimada para durar aproximadamente 500 dias.

publicidade

Leia mais:

E a água encontrada na superfície lunar não será usada apenas para sustentar astronautas. Estão sendo desenvolvidos métodos que podem converter a água lunar em combustível para foguetes. Assim, a espaçonave que sair da Terra para Marte não precisará decolar com todo o combustível necessário para atravessar o longo caminho até o Planeta Vermelho.

No entanto, isso tudo precisa de tempo e, principalmente, dinheiro. O projeto Artemis já é extremamente caro e sofreu atrasos justamente pelo seu alto custo. Construir bases e estações lunares é algo sem precedentes e necessita de investimentos pesados. Com isso em mente, é de se esperar que todo esse processo leve muito tempo.

As estimativas da NASA é que a gente chegue em Marte em cerca de 20 anos, mais especificamente entre o fim da década de 2030 e o começo da de 2040. Isso, claro, no papel, na prática pode demorar muito mais tempo. Apesar de parecer demorado para nós, é um tempo bastante curto para a humanidade como um todo.

Nível de radiação que astronautas enfrentariam em missões a Marte seria alarmante, mesmo com escudos protetores. Imagem: ConceptCafe – Shutterstock

Existe alguma chance de humanos pisarem em Marte antes?

A NASA não é a única que pretende chegar a Marte, mas aquela que tem os planos mais sólidos para essa exploração. A situação fica ainda mais crítica com a redução da colaboração entre os americanos e parte dos europeus com a Roscosmos, agência russa e que nas últimas décadas compartilhou a Estação Espacial Internacional (ISS) com outras agências do mundo.

Com a entrada de empresas privadas na exploração espacial, o jogo pode sofrer alterações. Elon Musk, dono da SpaceX, está cheio de estimativas ousadas, para dizer o mínimo, para a exploração espacial. Em 2016, o bilionário disse que pretendia levar humanos para Marte em 2024, depois o prazo foi estendido para 2026 e agora, Musk coloca uma estimativa para 2029. No entanto, não é possível saber até que ponto o homem mais rico do mundo está realmente falando sério.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!