O Google divulgou os temas policiais mais buscados no Brasil e entre eles estão as perguntas: “agiotagem é crime no Brasil?”, “O que é crime hediondo?” e “Como proteger o celular?”. 

Essa pesquisa desenvolvida pelo Google traz os temas mais populares de pesquisas policiais dos últimos 18 anos e também mostra o ceticismo crítico dos brasileiros.

Leia mais:

Quando se trata de roubo, no Brasil, a sociedade busca com regularidades o que fazer quando o celular é roubado, como rastrear o dispositivo, por exemplo. Esses dados foram possíveis de serem analisados graças ao progresso do Google Trends.

publicidade

Essas procuram também mostram que a população está bastante preocupada com roubo de contas nas redes sociais, de motocicletas e do FGTS.

Em junho de 2022, utilizando informações do Google Trends, foi possível analisar que a frase “Como proteger meu celular” foi o termo mais buscado. A alta demanda por esse tema cresceu 16 vezes em relação à mesma época de 10 anos atrás.

Além disso, as pesquisas por boletim de ocorrência quase dobraram, obtendo um crescimento de 90% no Brasil, se compararmos o 1º semestre com o mesmo período de 2012. E, levando em consideração 2017, as buscas aumentaram 50% em cinco anos.

Vale destacar que no período de janeiro a junho de 2022 o Brasil ficou em 14º lugar entre os países mais buscados por roubo e 10º no mundo em buscas por câmeras de vigilância. Sem contar que o país também é o 10º o mais interesse do mundo pela a polícia e o 8º pelo o departamento de polícia.

Na pesquisa, o Google informa: “Por outro lado, para além de roubo, assassinato e furto, os brasileiros também têm dúvidas se determinadas atividades ou atitudes são consideradas crimes. Parte delas envolve preconceitos com determinados grupos da sociedade. Além disso, há interesse em entender melhor o significado de diversos tipos de crimes”.

Google Trends
Google Trends é a ferramenta do Google para descobrir quais são as buscas mais populares do momento. Imagem: dennizn/Shutterstock.com

O termo “agiotagem é crime” ficou em 1º lugar no ranking das cinco principais perguntas. Logo após, a próxima pesquisa visa descobrir se a prostituição, a alienação parental, a intolerância religiosa e a transfobia podem ser criminalizadas no Brasil.

Falando em crime, um dos temas mais pesquisados ​​no Brasil no 1º semestre de 2022 é a violência doméstica. Em segundo lugar está a violência contra a mulher, o terceiro lugar fica com a violência obstétrica, e o quarto e quinto lugar são a violência mental e urbana. 

Ainda de acordo com a pesquisa do Google, no 1º semestre de 2022, a expressão “golpe” já é a terceira mais pesquisada desde o início da série histórica, em 2004. Em 2021, os brasileiros superaram o interesse pelo assunto tanto no semestre quanto ao longo do ano. 

Os brasileiros muitas vezes ao pesquisar sobre “Golpe”, buscam também algo do mundo digital. O ranking é liderado pelo PIX, sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central em novembro de 2020.

“Os golpes buscados pelos brasileiros não envolvem necessariamente alguma fragilidade das instituições. Parte desses golpes funciona por meio de fraudes, como um SMS com conteúdo falso, uma conta falsa ou mesmo o mau uso dos dados disponibilizados na internet”, explica a empresa.

Via: UOL

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!