A segunda tentativa de lançamento da Artemis 1 marcada para este sábado (3) foi cancelada faltando cerca de duas horas e meia para o horário marcado. Pela manhã, houve um atraso de pelo menos 30 minutos por conta de um vazamento de hidrogênio líquido na cavidade de desconexão rápida que alimenta o foguete. Cerca de três tentativas de correção mal-sucedidas foram feitas.

Desde o problema, o clima foi de apreensão na live oficial da NASA. Por volta do meio-dia (horário de Brasília), o controle de lançamento afirmou que havia recebido uma recomendação de “não prosseguir” com o lançamento, mas que aguardava ainda uma posição final do chefe da missão. Cerca de 30 minutos depois, Charlie Blackwell confirmou que o lançamento não iria ocorrer hoje.

Artemis 1 teve dia complicado nesta sábado

Originalmente programada para ser lançada na última segunda-feira (29), a missão Artemis 1, uma viagem não tripulada que vai inaugurar o novo programa da NASA de exploração da Lua e do espaço profundo, foi remarcada para este sábado (3).

Leia mais:

publicidade

O reagendamento foi motivado por alguns problemas técnicos, entre eles uma falha no resfriamento de um dos motores e na válvula de ventilação no intertanque (saiba mais detalhes aqui).

Nesta manhã, durante o abastecimento, segundo informação divulgada no perfil oficial dos Sistemas Terrestres de Exploração da NASA no Twitter, foi detectado um vazamento no megafoguete Space Launch System (SLS), desta vez em uma cavidade dos motores.

Entenda a missão

A chamada missão Artemis 1 será um voo não tripulado da cápsula Orion ao redor do nosso satélite natural, com duração estimada de aproximadamente 40 dias. Ela será lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no topo do megafoguete Space Launch System (SLS), projetado especialmente para viagens à Lua e além.

Primeira de uma série de missões cada vez mais complexas à Lua, Artemis 1 será uma demonstração de capacidade, fornecendo uma base para a exploração humana do espaço profundo.

Além disso, uma variedade de cargas científicas será transportada nesse voo, que também levará objetos curiosos que compõem o chamado Kit Oficial de Voo (OFK). Se tudo correr conforme o planejado, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um voo que fará o mesmo circuito, no ano de 2024. 

E então, em 2025 ou 2026, a missão Artemis 3 vai finalmente pousar astronautas na Lua, sendo esta a primeira vez que uma mulher e uma pessoa preta vão pisar em solo lunar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!