Um forte terremoto atingiu a província de Sichuan, no sudoeste da China, por volta das 13h (horário local) desta segunda-feira (5). De acordo com a imprensa local, pelo menos sete pessoas morreram,
O sismo registrou magnitude de 6,6 na escala Richter, com 10 quilômetros de profundidade. O epicentro do terremoto foi a cerca de 43 quilômetros a sudeste de Kangding, uma cidade de cerca de 100 mil pessoas. As informações são do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Leia mais:
- Calor extremo pode tornar partes do nosso planeta muito perigosas até 2100
- Temperatura mais alta da história do Reino Unido registrada durante onda de calor na Europa
- Incêndios na Amazônia são os piores dos últimos 15 anos
A China decretou emergência de nível 3 e enviou equipes de resgate para as regiões afetadas. Deslizamentos de terra também foram registrados. É estimado que mais de 1 milhão de pessoas tenham sentido os tremores.
Terremoto na China
A província de Sichuan é a quarta maior da China, com cerca de 84 milhões de habitantes, e antes do sismo já estava enfrentando uma temporada desafiadora com ondas de calor e uma seca sem precedentes.
A região fica em uma área propensa a terremotos por conta da falha de Langmenshan. Foi lá que em 2008 um terremoto devastador de magnitude 7,9 deixou cerca de 90 mil pessoas mortas, um dos sismos mais graves da história recente do país.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!