A mais recente missão não-tripulada da Blue Origin teve de ser abortada menos de um minuto após o foguete decolar nesta segunda-feira (12). A cápsula New Shepard acionou seu sistema de escape motorizado antes de completar seu objetivo de levar um conjunto de experimentos científicos a quase 100 km acima da superfície terrestre, no espaço suborbital.

“Falha de reforço no voo sem tripulação de hoje”, disse a Blue Origin após o incidente. “Sistema de escape executado conforme projetado.”

publicidade

A Blue Origin, empresa fundada pelo multibilionário Jeff Bezos, é famosa por realizar missões de turismo espacial, tendo levado inclusive celebridades de diversos países ao chamado ‘espaço próximo’.

O lançamento falho do foguete da Blue Origin

Ainda não se sabe exatamente o que aconteceu com o equipamento de propulsão depois que ele se desprendeu da cápsula. Uma transmissão ao vivo realizada pela própria empresa mostra o momento em que a cápsula e o propulsor se separam em uma explosão de foguete provavelmente intencional. Você pode ver isso acontecendo no vídeo abaixo, especificamente na minutagem 1:21:50.

A Blue Origin ainda não esclareceu o que motivou a medida abortiva.

“Estamos respondendo a um problema que ocorreu esta manhã no nosso Launch Site One, no oeste do Texas“, declarou a empresa em um tweet. “Mais informações serão divulgadas quando estiverem disponíveis.”

Um pouso suave da cápsula

A cápsula fez um pouso suave com paraquedas após se desconectar do foguete que a propulsionava. Ela está em boas condições e foi capaz de preservar sua carga intacta.

Leia mais:

“Você pode ver como nosso sistema de backup funcionou bem hoje, protegendo a carga durante uma situação anormal”, afirmou o apresentador da transmissão ao vivo.

“Às vezes os foguetes falham. É neste momento que os sistemas de emergência devem funcionar”, explica Chris Hadfield, famoso ex-astronauta canadense. “Que bom que ninguém se machucou.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!