Você já tentou compartilhar um post no Instagram e falhou miseravelmente? Eu entendo a sua frustração. Antes de aprender onde clicar para compartilhar, eu apertava qualquer botão. Depois, lógico, não conseguia reproduzir o acerto ou o erro.

Se você passa por essa dificuldade, este tutorial é para você. Nele, vou te ensinar a compartilhar qualquer coisa que você vê no seu Instagram. Mãos na massa!

Leia também:

Como compartilhar post do Instagram?

Existem três formas de compartilhar um post que você viu na timeline:

publicidade
  • Via mensagem direta, mais conhecida como “DM” (direct message), no Instagram;
  • Por meio dos stories, que ficam disponíveis 24h no ar;
  • Através de link, por exemplo, em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

Para compartilhar no próprio Instagram, selecione o símbolo de avião de papel no pé da foto ou vídeo. Depois, escolha se deseja publicar nos seus stories (1) ou na DM (2):

Como enviar post no Instagram?

No caso de mensagem privada, você pode encontrar o contato na caixa de pesquisa ou na lista de contatos frequentes. Além disso, você pode escrever um texto para ser enviado junto no campo “Escreva uma mensagem”.

Por fim, se você quiser encontrar o link da postagem para compartilhar em outro aplicativo, você deve clicar no botão de três pontinhos em cima da foto:

Como compartilhar foto ou vídeo do Instagram em outros apps?

Em seguida, escolha como deseja compartilhar a foto ou vídeo:

  • Compartilhar: abre a janela de compartilhamento com os contatos mais frequentes e os aplicativos mais usados;
  • Link: copia o link para aquela publicação. Você pode colar esse link em um app, mensagem de e-mail ou embedar em um post de blog, por exemplo;
  • Código QR: gera um código para a foto ou vídeo, que pode ser lido pela câmera do celular.

Como compartilhar stories do Instagram?

Assim como vídeos e fotos, você também consegue compartilhar stories com outros amigos. A lógica é a mesma de posts na timeline: clique no avião para enviar por DM (1) ou toque nos três pontinhos para compartilhar externamente (2):

Como compartilhar stories do Instagram com outras pessoas?

Se você escolheu enviar stories pelo direct, busque ou escolha o contato para quem deseja mandá-lo. Já se escolheu compartilhar fora da plataforma, copie o link ou toque em “Compartilhar em…” para escolher o aplicativo.

O mesmo processo vale se você quer mandar um vídeo do Reels. A única diferença, porém, é onde os botões estão localizados:

Como compartilhar Reels do Instagram

Como compartilhar o link do Instagram?

Infelizmente, o caminho para compartilhar link de perfil próprio ou de terceiros no Instagram são diferentes. Por isso, vou explicar os dois processos aqui.

Compartilhar o link do próprio perfil

Geralmente, você pode querer saber o link do seu perfil para adicioná-lo em um currículo ou apresentação de PowerPoint, por exemplo.

A maneira mais fácil para descobrir isso é pelo navegador do seu celular. Acesse o Instagram, toque na sua foto e, em seguida, no campo do link. Depois, selecione para compartilhar ou copiar a url:

Como compartilhar perfil do Instagram

Outra opção é convidar alguém para te seguir pelo próprio aplicativo do Instagram. Para isso, siga o passo a passo abaixo.

  1. Primeiro, toque em sua foto de perfil (1) e selecione o menu sanduíche (2). Depois, toque em “Configurações”:
Como compartilhar perfil do Instagram
  1. Agora, clique em “Seguir e convidar amigos”. Na sequência, escolha entre: compartilhar perfil por WhatsApp; por e-mail; por SMS; ou selecione “Convidar amigos por…” se quiser escolher outro app:
Como enviar perfil do Instagram
  1. A primeira coisa que você deve fazer para compartilhar o perfil de outra pessoa é acessá-lo pelo app. Em seguida, toque no menu de três pontinhos.
  2. Agora, escolha entre “Copiar a URL do perfil” (1) para compartilhá-lo em outro app e “Compartilhar esse perfil” (2) para enviá-lo para um amigo dentro do próprio Instagram:
Como compartilhar perfil de terceiros do Instagram

Conclusão

Parabéns! Agora, você já sabe compartilhar suas publicações e perfis favoritos do Instagram. Aprenda também como descobrir seu número de telefone neste guia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!