O rover Perseverance da NASA registrou uma auréola ao redor do Sol, na superfície de Marte. os cientistas não acreditavam que esse fenômeno pudesse ser visto no planeta, já que nenhuma pesquisa até então havia apontado para essa possibilidade.

O halo solar aparece na Terra em condições específicas. A presença de cristais de gelo na atmosfera podem distorcer a luz solar e criar a aparência de um ponto brilhante em ambos os lados do sol, formando um halo.

Leia mais:

O cientista planetário do Space Science Institute, Mark Lemmon, declarou à Space.com que está em busca desses fenômenos há muito tempo e, por isso, quando viu as imagens pensou que era um “alarme falso”, e já começou a elaborar como aquilo poderia ser explicado caso não fosse o mesmo processo que acontece na Terra.

publicidade

Na atmosfera de Marte, o dióxido de carbono é um composto muito mais abundante do que a água, então a equipe verificou qual seria o tamanho de um halo cristais formados por gelo seco. O resultado obtido pelos pesquisadores não coincidiu com aquele que o rover tinha registrado.

Imagem: Auréola ao redor do Sol em imagem captada pelo rover Perseverance, em Marte. Créditos:  NASA/JPL-Caltech/Mark Lemmon

Diante do resultado negativo, a equipe investigou se a câmera do próprio Perseverance seria capaz de criar o anel brilhante, mas não havia o indício correspondente em outras imagens. Outro ponto que descarta essa hipótese é que em três das cinco fotos, a auréola aparece em pontos diferentes do quadro.

Especulou-se até mesmo a possibilidade de ser apenas poeira, mas essa sugestão logo foi descartada. Por exclusão, os cientistas chegaram ao veredito de que era realmente o mesmo fenômeno que acontece na Terra.

Rover foi essencial para visualizar o halo em Marte

A atuação do rover foi crucial, pois nenhuma observação feita antes dele conseguiu comprovar a formação de halos em torno do Sol no céu marciano. Graças à pequena estação meteorológica do instrumento, algumas câmeras do Perseverance ficam apontadas para cima e isso possibilitou a captura da imagem.

A presença da auréola indica aos cientistas que os cristais de gelo podem crescer mais do que qualquer outro tipo de cristal já medido diretamente. Agora, os cientistas terão mais um assunto para se debruçarem.

Via: Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!