A Disney atualizou pela primeira vez em muito tempo o status de “Star Wars: Rogue Squadron”, filme solo da franquia dirigido por Patty Jenkins que deveria chegar aos cinemas em 2023.

No entanto, esta atualização foi a total remoção do filme do catálogo de lançamentos da Lucasfilm, com a franquia se voltando mais para produções de TV. “Rogue Squadron” foi anunciado em 2020, enquanto a Disney ainda desenhava o futuro do universo “Star Wars” depois do final criticado de “A Ascensão Skywalker”.

publicidade

Na época, o projeto seria comandado por Patty Jenkins, cineasta conhecida pela direção de “Mulher Maravilha” da DC. Desde então, foi revelado que o filme seguiria uma nova geração de Rebeldes, que se tornam os pilotos mais ferozes da Galáxia.

Por outro lado, o resumo curto do filme divulgado pela Disney não definiu em que momento da linha do tempo de “Star Wars” estaria inserido “Rogue Squadron”. Mas, os entendidos deste universo explicam que a história, devido ao nome, só poderia se passar no período entre os eventos de “Uma Nova Esperança” (o Episódio IV de 1977) e “O Despertar da Força” (Episódio VII de 2015).

publicidade

Isto porque o Rogue Squadron, ou Esquadrão Rogue, é uma unidade Rebelde de elite criada por Luke Skywalker (Mark Hamill) para destruir a primeira Estrela da Morte, logo precisa ser após o Episódio IV. Além disso, o limite em “O Despertar da Força” seria porque quando começa as aventuras de Rey (Daisy Ridley), os Rebeldes já passaram a se chamar Resistência, e a Primeira Ordem é a grande ameaça da galáxia, em vez do Império.

Mas agora o filme está em dúvida, e teve sua previsão de lançamento removida pela Disney, mesmo após Jenkins falar sobre como as coisas estavam avançadas em uma entrevista no meio de 2021. “Eu já estava nisso há seis meses antes mesmo de anunciar, então estamos bem aprofundados nisso,” disse a diretora.

publicidade

Leia mais!

“Estamos terminando um roteiro, montando a equipe, e tudo está maravilhoso,” continuou Jenkins. “Estou tão empolgada com a história e animada por estarmos no próximo capítulo de ‘Star Wars’, que é uma responsabilidade e uma oportunidade de realmente começar algumas coisas novas. É realmente emocionante dessa maneira.”

publicidade

Apesar dessa fala, as coisas parecem ter engatado no caminho, com a Disney transformando a direção da franquia para mais produções de TV e menos filmes. Com a remoção do filme do calendário da Lucasfilm, fica incerto ainda existem planos para torná-lo realidade, ou se o projeto ficará pelo caminho.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!