Um terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter atingiu a costa oeste do México nesta segunda-feira (19), estremecendo construções e fazendo com que moradores da capital abandonassem suas casas e fossem para as ruas como medida de segurança.

Segundo o Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA, há possibilidade de um tsunami perto da costa de Michoacán, no Oceano Pacífico, com risco de ondas de até três metros de altura.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o tremor atingiu a costa oeste mexicana, na divisa entre os estados de Michoacán e Colima, pouco depois das 13h no horário local (15h, pelo fuso de Brasília). Informações divulgadas pelo USGS e confirmadas pelo EuroGeoSurveys (entidade de mesmo fim na Europa) apontam que o terremoto foi a uma profundidade de cerca de 15 km. 

Leia mais:

publicidade

Coincidentemente, neste mesmo dia foi realizada uma simulação de terremoto, apenas algumas horas antes do episódio real, segundo o G1. A simulação foi marcada para esta data porque 19 de setembro é o mesmo dia em que outros dois grandes terremotos atingiram o país, um em 1985 e o outro em 2017. Milhares de pessoas morreram no terremoto de 1985, e o de 2017 deixou mais de 350 vítimas fatais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!