O transporte urbano é um dos grandes vilões quando o assunto é emissão de gases na atmosfera. Em meio aos esforços para diminuir sua frota de carros a combustão, a Uber expandiu um recurso que permite selecionar apenas veículos elétricos nas corridas, a opção “Comfort Electric”. 

Agora, a novidade está valendo para 24 cidades americanas e Vancouver, no Canadá. Em entrevista à CBS, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, reforçou que a mudança faz parte de um plano ainda mais importante.

A meta é que todos os veículos da plataforma sejam elétricos em 2040. Se até lá o motorista não tiver um EV, pode até ser banido do aplicativo. O prazo para a mudança nos EUA, Canadá e Europa é mais curto, até 2030.

Veja também:

publicidade

Para alcançar o seu objetivo, a empresa investirá US$ 800 milhões, além de pagar um dólar extra por viagem em EVs e oferecer descontos no carregamento dos veículos. Segundo a empresa, a compensação financeira anual ao motorista pode chegar a US$ 4 mil.

A plataforma de mobilidade urbana também firmou uma parceria com a Hertz para disponibilizar o aluguel de carros da Tesla no exterior, o que permite aos motoristas tirar proveito das vantagens mesmo sem ter um EV na garagem.

Apesar de não ser a opção mais barata do momento e da espera ser maior, o CEO da Uber afirma que o “Comfort Electric” vai melhorar com mais carros elétricos no mercado: “Quanto mais carros elétricos temos, mais o tempo de espera diminui e os preços também podem cair”, disse Khosrowshahi.

Por fim, para 2023, a empresa planeja dobrar a sua frota de veículos elétricos para 50 mil unidades.

Imagem principal: Oleksandr Lutsenko/Shutterstock

Via: CBS

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!