A Samsung pode ser uma das primeiras empresas de tecnologia a utilizar o Wi-Fi 7 em seus smartphones. Segundo rumores, isso pode acontecer com o futuro lançamento do Galaxy S24, a partir do segundo semestre de 2024. Assim, a empresa sul-coreana pode ser a pioneira na inovação de conectividade nos smartphones, como fizeram em 2019 com o Galaxy S10.

A maioria dos novos celulares no mundo utilizam o Wi-Fi 6 ou o Wi-Fi 6E. Recentemente, o iPhone 14 chegou utilizando o Wi-Fi 6, e muito provavelmente a Apple não utilizará o Wi-Fi 6E em sua próxima geração. Segundo as casas de back-end de IC, o Wi-Fi 6E será apenas uma tecnologia de transição, pois é certeza que o Wi-Fi 7 chegará em 2024.   

Entretanto, vale lembrar que o Galaxy S24 não será o primeiro produto do mundo a poder utilizar o Wi-Fi 7. Até porque, no início do ano de 2022, a MediaTek apresentou o Wi–Fi 7 e a Intel confirmou que vai adotar a tecnologia em seus notebooks até 2024. Portanto, a Samsung pode ser pioneira no mercado de smartphones, com seu lançamento previsto para o segundo semestre de 2024.  

Leia também:

publicidade

Recursos que o Wi-Fi 7 vão proporcionar

Veja os recursos que o Wi-Fi 7 proporcionam para entender melhor o seu alcance. Começando que essa tecnologia conseguirá usar canais de 300 MHz com o suporte da tecnologia de modulação de amplitude em quadratura (QAM) 4K . Consequentemente, isso vai proporcionar velocidades até 2,4 vezes mais rápidas em comparação com o Wi-Fi 6 e com o mesmo número de antenas.

Segundo a Wi-Fi Alliance, é esperado que o Wi-Fi 7 consiga atingir velocidades de pelo menos 30 Gbps, com potencial de 40 Gbps. Para se ter uma noção, a velocidade do Wi-Fi 6 é de até 9,6 Gbps e o Wi-Fi 5 atinge o máximo de 3,5 Gbps.

Mais um ponto positivo do Wi-Fi 7 é que ele terá uma conexão mais estável graças a redução de latência. Entretanto, o lado negativo é que o Wi-Fi 7 será bem caro no início e pode demorar até 2025 para se tornar uma tecnologia comum.

Via Sammobile

Imagem: FrankHH/ Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!