A sul-coreana Hyundai está comemorando dez anos de atividade no mercado brasileiro em 2022. A montadora aproveitou o marco para inaugurar sua primeira fábrica de motores na América Latina em Piracicaba, interior de São Paulo.

Segundo a empresa, as novas instalações de 17.721 m² são fruto de um investimento de R$ 500 milhões e ficam no mesmo complexo industrial onde veículos populares como o HB20 são produzidos.

A capacidade de produção estimada é de 70 mil motores por ano. Até então, todos eram importadas da Coreia do Sul.

Fábrica da Hyundai em Piracicaba, São Paulo. Imagem: Hyundai/Divulgação

“O Brasil era a nação geograficamente mais distante de nossa sede e foi a escolha mais desafiadora devido à sua imensa área, grande população, vastos recursos naturais e alto potencial de mercado automobilístico. Após dez anos, estamos testemunhando o sucesso de nossa expansão de negócios neste país”, destacou Euisun Chung, executive chair mundial do Grupo Hyundai Motor.

publicidade

O complexo em solo brasileiro, um dos 13 da companhia no mundo, contará com uma novidade no campo da automação: o uso de robôs para otimizar o transporte de peças na linha de montagem.

A Hyundai revela que a ferramenta será utilizada para fabricar os dois motores que equipam o HB20 e o sedã HB20S: o 1.0 aspirado de 80 cv e o 1.0 turbo de 120 cv.

Curiosamente, a inauguração foi anunciada dez anos após a produção do primeiro HB20 feito no Brasil em 2012. Desde então, a Hyundai já fabricou 1,7 milhão de veículos no interior paulista, hoje com capacidade de montagem de 210 mil carros por ano.

Imagem principal: Hyundai/Divulgação

Veja também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!