A Arábia Saudita anunciou, nesta quinta-feira (22), que enviará dois astronautas ao espaço, incluindo a primeira mulher astronauta do país, como parte de seu novo programa espacial. A missão será organizada pela empresa norte-americana Axiom Space e, se tudo correr certo, ocorrerá já em 2023.

“O espaço pertence a toda a humanidade, um dos motivos pelos quais a Axiom Space dá boas-vindas à nossa nova parceria com a Comissão Espacial da Arábia Saudita a fim de treinar e lançar ao espaço astronautas sauditas, incluindo a primeira mulher astronauta do país”, afirmou Michael Suffredini, CEO da empresa baseada em Houston, Texas.

Um homem saudita já foi enviado ao espaço: o príncipe Sultan bin Salman bin Abdulaziz al-Saud participou, em 1985, da missão Discovery a bordo da espaçonave STS-51-G.

A Arábia Saudita recebe críticas internacionais constantes acerca do tratamento que as mulheres recebem no país. Por exemplo, foi apenas em 2018 que elas receberam o direito de dirigir carros.

publicidade

Arábia Saudita no espaço

A Axiom já organizou uma missão tripulada antes, na qual levou três clientes e um de seus funcionários em uma viagem de ida e volta à Estação Espacial Internacional (ISS).

O voo realizado em parceria com a Arábia Saudita provavelmente será similar, usando equipamentos da SpaceX, de Elon Musk, para chegar à ISS. Contudo, a Axiom ainda não revelou detalhes da missão.

Leia mais:

A empresa texana também ambiciona lançar módulos para a ISS a partir de 2024, os quais, posteriormente, se separarão do laboratório em órbita e se tornarão estações espaciais comerciais autônomas operadas pela própria Axiom. Além disso, a companhia fabricará os trajes de caminhada lunar que serão usados na missão Artemis 3, da NASA, que visa levar astronautas à Lua entre 2025 e 2026.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!