O WhatsApp e a Salesforce anunciaram parceria durante o Dreamforce 2022, em evento em San Francisco. Agora, clientes Salesforce contarão com o WhatsApp como parte das tecnologias integradas às soluções de CRM da prestadora de serviços.

Essa parceria estratégica permitirá que os clientes da Salesforce se conectem com seus clientes e criem novas experiências de mensagens no WhatsApp.

publicidade

A mensageria de negócios do WhatsApp trará as melhores habilidades para que as empresas ofereçam experiências modernas, convenientes, integradas e personalizadas entre pessoas e empresas em todo o mundo. Essa integração transformará a forma como as marcas se conectam com os consumidores por meio do engajamento conversacional nas interações de marketing, vendas e serviços.

As empresas ativarão seus clientes diretamente por meio do novo Genie, nova plataforma de dados que impulsiona o primeiro CRM em tempo real do mundo que oferece experiências altamente personalizadas em vendas, serviços, marketing e comércio. Isso permite que as empresas segmentem esses públicos com dados em tempo real que informam anúncios com clique para o WhatsApp no ​​Facebook e Instagram e assim direcionar os clientes a uma experiência de mensagens individualizada.

publicidade

Leia mais:

Fachada da Salesforce
Sundry Photography/Shutterstock

A nova integração permitirá que as marcas personalizem sua experiência para se conectar com seus clientes de maneira rápida, simples e pessoal para responder a perguntas, fornecer suporte e promover e vender produtos. Isso aumenta o engajamento, a fidelidade, a conveniência, a interação e a satisfação tanto para a marca quanto para o cliente.

publicidade

A mensageria de negócios é a próxima grande fronteira de engajamento do cliente e um canal preferencial de relacionamento – 66% dos adultos online concordam que mensagens são sua maneira preferida de se comunicar com uma empresa. Os clientes esperam interações oportunas e pessoais, convenientemente dentro de seu canal preferido, que proporcionam experiências mais ricas e personalizadas que conectam perfeitamente todo a relação com a marca. E os números mostram isso:

– Quase 90% dos clientes dizem que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos ou serviços;
– 85% dos clientes esperam interações consistentes entre os departamentos;
– Quase 60% dos clientes preferem se engajar com empresas por meio de canais digitais;
– 86% dos líderes de TI dizem que tecnologias aprimoradas voltadas para o cliente são essenciais para que sua organização possa competir;
– As empresas enviam mais de 100 milhões de mensagens por dia no WhatsApp

publicidade

As aplicações Marketing Cloud, Service Cloud e Commerce Cloud da Salesforce serão integrados ao WhatsApp para oferecer suporte a mensagens promocionais e de atendimento ao cliente e, em breve, recursos de comércio conversacional transacional. As empresas poderão transformar as relações de marca e cliente por meio de bilhões de conversas, personalizando as experiências de mensagens para cada cliente, em escala.

Isso permitirá que os clientes envolvam o público no WhatsApp, acelerem as vendas e gerem um melhor suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os recursos incluem:

Crie uma jornada do cliente de ponta a ponta: crie, envie e gerencie conexões com clientes ao longo de sua jornada usando o WhatsApp e o Journey Builder para criar experiências perfeitas para o cliente. Por exemplo, os clientes podem receber uma mensagem do WhatsApp com um lembrete sobre um próximo pedido que chegará na próxima semana.

Como incentivo extra, a mensagem pode incluir uma promoção com 20% de desconto para uma oferta de produto novo ou relacionado. O usuário pode então confirmar por meio de um botão se deseja adicionar automaticamente este novo produto ao seu próximo pedido.

Personalize cada momento e mensagem com o Marketing Cloud Customer Data Platform (CDP): com o Marketing Cloud Customer Data Platform, habilitado por Genie, os clientes da Salesforce poderão personalizar interações de marketing no WhatsApp em tempo real usando fontes confiáveis de dados do cliente.

As mensagens de negócios do WhatsApp alavancarão insights de IA de todo o Salesforce e de outras fontes para personalizar o envolvimento do cliente com promoções inteligentes e recomendações, a cada momento, em escala. As marcas também podem ativar facilmente o público diretamente por meio da Marketing Cloud Customer Data Platform, alimentada pelos dados em tempo real do Genie, para impactar segmentos de alto valor ou novos públicos com anúncios com clique para o WhatsApp no Facebook e Instagram para direcionar os clientes a experiências individuais de mensagens.

Melhore as conversas de vendas e serviços por meio de IA e automação: reduza o tempo de espera do suporte e aumente a eficiência usando uma combinação de automação conveniente e interações pessoais por meio de mensagens no WhatsApp. Os clientes da Salesforce que usam ferramentas como automação e chatbots com inteligência artificial tiveram um aumento de 30% na satisfação do cliente e mais de 27% na produtividade do agente, retenção de clientes e resolução de casos. De acordo com o State of Marketing Report, 60% dos clientes estão abertos a usar a IA para melhorar suas experiências.

Recursos que enriquecem as conversas com os clientes: os clientes da Salesforce poderão usar modelos de mensagens personalizáveis ​​que incluem vídeos e imagens de marcas e produtos, ou exibir produtos e serviços com mensagens interativas que permitem que os consumidores analisem e comprem produtos no WhatsApp. Botões personalizáveis ​​permitem que os usuários respondam com um único toque ou clique, ou acionem ações como abrir um link da web.

Privacidade e segurança por padrão: Todas as mensagens do WhatsApp enviadas entre empresas e seus clientes são protegidas pelo protocolo de criptografia Signal que protege as mensagens antes que elas saiam do seu dispositivo.

Disponibilidade

Espera-se que a integração do Salesforce com a Plataforma WhatsApp Business Platform para Marketing Cloud esteja disponível em dezembro de 2022, com integrações adicionais que devem estar disponíveis nos próximos meses.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!