A empresa norueguesa Vianode, anunciou que investirá 2 bilhões de coroas norueguesas (R$ 1 equivale a 2,03 coroas norueguesas) na construção de uma fábrica de grande escala para materiais de bateria sustentáveis no país.

Leia mais:

Em comunicado, a Vianode informou: “A decisão é um passo importante para estabelecer uma cadeia de valor completa de baterias na Noruega para o mercado europeu”.

Estima-se que a fábrica será capaz de produzir grafite de anodo para aproximadamente 20 mil veículos elétricos (EVs) por ano até 2024. 

publicidade

Além disso, a Vianode também planeja construir uma fábrica de segunda fase com capacidade para fornecer materiais para dois milhões de EVs por ano até 2030.

“Os materiais de grafite da Vianode são produzidos com emissões de CO² até 90% menores do que os materiais padrão de hoje.”

A Noruega, é um grande produtor de petróleo e gás, e pretende diversificar sua base industrial, inclusive capitalizando seu acesso a minerais, metais e terras raras que são fundamentais para os planos sustentáveis ​​de fabricação de baterias da Europa.

Vianode investe US$ 194 milhões em fábrica para baterias sustentáveis
Imagem: Negro Elkha/Shutterstock

Amazon impulsiona energia renovável com 71 novos projetos

A Amazon divulgou que acrescentará 2,7 gigawatts de capacidade de energia limpa através de vários novos projetos, uma vez que procura utilizar 100% de energia renovável em seus negócios até 2025.

Após a adição dos 71 novos projetos de energia renovável, a Amazon tem um total de 379 projetos sendo desenvolvidos. O objetivo é gerar 50 mil gigawatts-hora (GWh) de energia limpa de todo o seu portfólio, o equivalente a abastecer 4,6 milhões de casas nos EUA todos os anos.

Leia mais em Olhar Digital

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!