A Prefeitura de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (22) uma novidade para quem já possui ou planeja comprar um EV na cidade: o desconto no IPVA para carros elétricos vai subir para 50%. A medida também engloba outros segmentos de veículos, como os híbridos e movidos a hidrogênio.

A notícia foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes no Expo Fenabrave, que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro na capital paulista.

Veja também:

O que muda na prática?

Até então, o imposto era pago no valor total, gerando um abatimento para o motorista no IPTU. No entanto, o benefício era válido apenas para veículos eletrificados de até R$ 150 mil.

publicidade
Imagem-conceito para carros elétricos
Imagem: FeelGoodLuck/Shutterstock

Agora, além do desconto valer para todos os modelos citados antes, independente da faixa de preço, a prefeitura abdicará da sua parcela na arrecadação do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor. Vale ressaltar, entretanto, que há um limite no valor da restituição, R$ 3.300.

“Pessoas que adquirirem veículos elétricos na cidade de São Paulo, e que os emplacarem aqui, terão direito ao desconto da parte que caberia ao município”, confirmou o prefeito de São Paulo.

A iniciativa visa incentivar a adoção de carros eletrificados na cidade. Nunes acrescentou ainda que planeja substituir ao menos 30% da frota de ônibus (2,6 mil veículos) por elétricos até 2024.

Uber vai banir carros a combustão

A Uber também espera diminuir gradualmente a sua frota de carros a combustão. Em entrevista à CBS, o CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, declarou que a meta é que todos os veículos da plataforma sejam elétricos em 2040.

Imagem principal: Guteksk7/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!