Familiares de uma das vítimas de Jeffrey Dahmer, que foi retratado na série da Netflix “Dahmer: Um Canibal Americano”, fizeram reclamações em relação à produção, o que vem gerando reações negativas e críticas do público.

Apesar de esta não ser nem de longe a primeira série a colocar um assassino de verdade em evidência, com a própria história de Jeffrey Dahmer sendo retratada em diversos documentários, séries, filmes e podcasts, ela vem gerando discussões sobre ética ao redor do mundo.

publicidade

Por mais que esteja atraindo bastante atenção e elogios do público, também existem muitas críticas e reações negativas à série. O motivo principal é a abordagem da produção para com as famílias das vítimas de Dahmer, ou até mesmo por ter falhado em abordá-las.

Isto porque a série afirma tomar o ponto de vista das vítimas do serial killer, em sua maioria homens e garotos de grupos étnicos marginalizados. A Netflix afirmou que a série daria “uma voz às vítimas do notório serial killer Jeffrey Dahmer” com a produção.

publicidade

No entanto, membros da família de uma das vítimas de Dahmer falaram publicamente sobre a produção da Netflix, afirmando que nunca foram consultados sobre a série. Os familiares de um dos mortos pelas mãos de Jeffrey Dahmer ainda questionaram a necessidade de mais um produto de entretenimento explorar seus traumas muito reais.

Eric Perry, primo de Errol Lindsey, jovem que foi morto por Jeffrey Dahmer em 1991 quando tinha 19 anos, publicou em sua conta no Twitter um relato sobre a série. Ele compartilhou um vídeo em que Rita Isbell, sua prima e irmã da vítima, é mostrada lado a lado com a versão da série de uma cena famosa protagonizada por ela, em que a jovem teve um ataque de fúria e tentou atacar Jeffrey Dahmer no tribunal.

publicidade

Em cima do vídeo, que divide a tela entre a atriz DaShawn Barnes, que vive Rita, e a Rita da vida real, Perry falou: “Eu não estou dizendo a ninguém o que assistir, eu sei que a mídia de crimes reais é enorme agora, mas se você está realmente curioso sobre as vítimas, minha família (os Isbell) está chateada com essa série”, afirmou ele.

“Está retraumatizando uma e outra vez, e para quê? De quantos filmes/séries/documentários precisamos?”, continuou ele. “Como recriar minha prima tendo um colapso emocional no tribunal diante do homem que torturou e assassinou seu irmão é SELVAGEM,” concluiu Perry.

publicidade

A própria Rita Isbell falou sobre a série da Netflix na publicação Insider, em que suas palavras foram transcritas para um artigo.

“Quando vi parte da série, isso me incomodou, especialmente quando me vi – quando vi meu nome aparecer na tela e essa senhora dizendo literalmente o que eu disse. Se eu não soubesse melhor, eu teria pensado que era eu. Seu cabelo era como o meu, ela estava com as mesmas roupas. É por isso que parecia reviver tudo de novo. Isso trouxe de volta todas as emoções que eu estava sentindo naquela época,” contou a irmã de Errol Lindsey, vítima de Jeffrey Dahmer.

dahmer vítimas
DaShawn Barnes no papel de Rita Isbell em “Dahmer: Um Canibal Americano”. Imagem: Cortesia da Netflix © 2022

“Eu nunca fui contatada sobre a série,” contou ela. “Eu sinto que a Netflix deveria ter perguntado se nos importamos ou como nos sentimos ao fazer isto. Não me perguntaram nada. Eles apenas fizeram isso,” reclamou Rita Isbell, explicando que se incomoda que a Netflix fez a série apenas para ganhar dinheiro.

“Eu poderia até entender se eles dessem parte do dinheiro para os filhos das vítimas. Não necessariamente suas famílias. Quer dizer, eu sou velha. Estou muito, muito confortável. Mas as vítimas têm filhos e netos. Se a série os beneficiasse de alguma forma, não seria tão duro e descuidado”, refletiu ela.

Além de falar sobre a série, Isbell comentou sobre sua famosa reação no tribunal, vista no vídeo acima. “A razão pela qual eu disse o que disse durante aquela declaração de impacto foi porque, durante o julgamento, eles o retratavam como tão fora de controle que ele não conseguia se conter. Mas você tem que estar no controle para fazer as coisas que ele estava fazendo. Você tem que estar muito no controle,” disse ela no artigo.

Leia mais:

“Então é por isso que eu disse: ‘Deixe-me mostrar o que é fora de controle. Isso estar fora de controle.’ Eu estava fora do corpo. Eu não era eu naquele momento. Tudo o que eu tinha dentro, eu deixei sair. Eu não segurei e depois disse: ‘Oh, eu gostaria de ter dito ou feito isso quando tive a oportunidade.’ E acho que estava falando por muitos dos outros membros da família das vítimas,” relatou Isbell.

A interpretação de DaShawn Barnes da reação de Rita Isbell no tribunal está presente no episódio 8 da série “Dahmer: Um Canibal Americano”. A série é protagonizada por Evan Peters, e tem produção de Ryan Murphy, que é conhecido por já ter dramatizado outros casos de crimes reais, em sua série “American Crime Story”.

A série entrou para o catálogo da Netflix na última quarta-feira (21). “Dahmer: Um Canibal Americano” é uma dramatização baseada em fatos reais, e o Olhar Digital já trouxe um guia sobre o que é verdadeiro ou não na série.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!