A China, uma das maiores potências econômicas do planeta, também está apostando as suas fichas na aviação comercial com o C919. A aeronave encerrou seus voos de teste em julho e aguarda apenas a certificação oficial das autoridades para começar a operar. 

Até aqui, já foram reservadas 815 unidades do C919 por 28 empresas. A primeira unidade fabricada pela Comac (sigla para Corporação de Aeronaves Comerciais da China em português) será entregue à companhia aérea China Eastern Airlines.

Terceira maior fabricante de aviões comerciais de grande porte

Quando a frota decolar, o C919 posicionará a China, um dos maiores consumidores de aviões, como a terceira maior do mercado quando o assunto é fabricação de aeronaves de grande porte, atrás apenas das gigantes Boeing e Airbus. 

Considerando a capacidade de 174 passageiros, o C919 terá dois rivais diretos: o Boeing 737 Max 8 e o Airbus A320neo. O preço atual por unidade é de US$ 100 milhões, um pouco abaixo dos US$ 110 milhões de ambos os concorrentes.

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Comparação entre as aeronaves

C919

  • Passageiros: 158 a 174 passageiros
  • Envergadura: 35,8 m
  • Altura: 11,95 m
  • Comprimento: 38,9 m
  • Alcance: 5.555 km
  • Velocidade de cruzeiro: 834 km/h

A320neo

  • Passageiros: Até 194 passageiros
  • Envergadura: 35,8 m
  • Altura: 11,8 m
  • Comprimento: 37,6 m
  • Alcance: 6.300 km
  • Velocidade de cruzeiro: 830 km/h

737 Max 8

  • Passageiros: Até 178 passageiros
  • Envergadura: 35,9 m
  • Altura: 12,3 m
  • Comprimento: 39,5 m
  • Alcance: 6.570 km
  • Velocidade de cruzeiro: 839 km/h

O plano inicial é focar no mercado chinês, apesar de não existir nenhum bloqueio do governo para a negociação com outros países. O próprio avião é repleto de componentes internacionais.

Seus sistemas hidráulicos e de combustível, por exemplo, são da alemã Liebherr e da norte-americana Eaton. Já os freios, rodas, sensores e sistemas de piloto automático e controle de voo são da americana Honeywell.  Os motores, por sua vez, são da CFM, mesma fornecedora que atende a Boeing e a Airbus.

Por fim, vale ressaltar que a Comac também fabrica um jato mais compacto para 105 passageiros (o Jet ARJ21) e está desenvolvendo em parceria com a Rússia o irmão maior do C919 com capacidade para 280 passageiros, o C929.

Imagem principal: COMAC/Divulgação

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Via: Uol

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