O Globo de Ouro, uma das maiores premiações do audiovisual que voltará a ser televisionada após não ser exibida em 2022, anunciou nesta quarta-feira (28) uma expansão em suas categorias, que passará a valer a partir de 2023.

As alterações são nas categorias de TV, com uma divisão nas categorias de atuação. Antes da mudança, havia premiações para a Melhor Performance em Série Dramática, em Série Musical ou Comédia, e minissérie ou Filme para a TV, e apenas uma categoria para Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes, incluindo Série, Minissérie e Filme para a TV.

A partir da 80ª edição do Globo de Ouro, serão premiados atores e atrizes nas seguintes novas categorias, de acordo com o anúncio da Hollywood Foreign Press Association (HFPA):

  • Melhor Ator Coadjuvante em uma Série de Televisão/Musical, Comédia ou Drama
  • Melhor Atriz Coadjuvante em uma Série de Televisão/Musical, Comédia ou Drama
  • Melhor Ator Coadjuvante em uma Minissérie, Antologia ou Filme para Televisão
  • Melhor Atriz Coadjuvante em uma Minissérie, Antologia ou Filme para Televisão

Além disso, o Conselho Administrativo da HFPA também aprovou a continuidade de regras implementadas ano passado, que agora passam a valer também para este ano. Entre elas está a não exibição obrigatória de filmes, e submissões de filmes e programas de TV vão continuar voluntárias para elegibilidade.

publicidade

No entanto, a organização ainda incentiva que os estúdios confirmem uma exibição oficial no calendário da HFPA, e enviem seus conteúdos elegíveis para consideração. Mas ambas as ações são opcionais para a consideração do Globo de Ouro este ano.

Leia mais:

Com isto, cada filme ou projeto de televisão será automaticamente elegível aos prêmios, desde que tenham sido lançados durante o ano de 2022, ou da janela de elegibilidade mais longa que se aplica a filmes que não são de língua inglesa.

Todos os filmes e programas de televisão elegíveis serão incluídos na lista de lembretes, que é supervisionada por um painel seleto que vem montando um detalhamento de todos os produtos lançados ao longo do ano e uma atribuição de categorias relevantes. Estúdios, redes e streamers também terão a opção de enviar suas sugestões para categorias específicas.

A cerimônia da 80ª edição do Globo de Ouro acontecerá no dia 10 de janeiro de 2023.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!