A FAB (Força Aérea Brasileira) inaugurou nesta quinta-feira (29) a nova estação radar localizada no 1º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, o Real Forte Príncipe da Beira, que fica no município de Costa Marques (RO).

A estação foi entregue pela empresa de defesa brasileira Omnisys, subsidiária do Grupo Thales, para ser usada pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) no auxílio à proteção das fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Bolívia.

Leia mais:

A estação de Forte Príncipe da Beira é formada por radares primário e secundário (LP23SST-NG e RSM970S). Adotando recursos e equipamentos de alta tecnologia, a estação potencializa a identificação de aeronaves voando em baixas altitudes em região de fronteira, trazendo benefícios operacionais tanto para o controle civil quanto para a defesa aérea.

publicidade

Além de auxiliar no controle do espaço aéreo, a nova estação vai ampliar a vigilância e o combate ao tráfego aéreo ilícito.

Estação de segurança da FAB em RO
Estação radar no Real Forte Príncipe da Beira (RO) (Imagem: Divulgação/FAB)

Segundo a FAB, a associação dos dois radares oferece a melhor solução para garantir a eficácia do controle e vigilância do tráfego aéreo. O LP23SST-NG é nova geração de radares primários de longo alcance, capaz de detectar aeronaves cooperativas e não cooperativas.

Já o RSM970S é geração de radar secundário de alto desempenho, que utiliza técnicas inovadoras desenvolvidas para fornecer a melhor resposta aos requisitos operacionais, garantindo total integridade e disponibilidade dos dados de vigilância e comunicação.

A estação conta também com as tecnologias de altimetria que capacitam os radares para operação 3D, além de contramedidas eletrônicas. Os radares foram fabricados no Brasil pela Omnisys, em suas instalações em São Bernardo do Campo (SP).

Imagem destacada: Divulgação/FAB

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!