A Blainjett Aviation, uma startup que atua no ramo de tecnologias de propulsão, acaba de anunciar os resultados da primeira fase de testes do “hemi-rotor”, seu novo conceito de rotor mais aerodinâmico.
Segundo a empresa, há potencial para fornecer desempenho e eficiência nunca vistos para uma gama considerável de aeronaves da categoria VTOL (“Vertical Take-Off and Landing“, ou Decolagem e Aterragem Vertical).
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Os testes de sustentação em todas as fases de voo, ou seja, desde a subida, cruzeiro e descida, foram promissores. Para Cary Zachary, presidente da Blainjett, trata-se de um “perfil de voo mais eficiente” do que qualquer VTOL atual.
Basicamente, a ideia da companhia é posicionar parte das hélices de sustentação dentro da fuselagem, incorporando uma série de aberturas na parte superior para facilitar o controle da aeronave.
Zachary diz que esbarrou na ideia durante o desenvolvimento da Horizon Aeronautics, um dos projetos de moto flutuante da empresa.
Por enquanto, a Blainjett está testando a novidade em um drone subdimensionado, no entanto, o plano é que a mesma configuração seja aplicada no futuro em modelos maiores e eVTOLs.
Funciona assim: à medida que a aeronave transita do voo pairado para se locomover para frente, um conjunto de portas de ventilação superiores se fecham, diminuindo o arrasto e a perda de sustentação. No fim, o sistema atua quase como se fosse uma espécie de asa articulada.
Agora, o hemi-rotor vai passar por uma segunda bateria de testes. A Blainjett diz que está buscando parceiros para ajudar a dimensionar e validar o projeto.
Imagem principal: Blainjett/Divulgação
Via: Suas News
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