Após retirar o foguete SLS (Space Launch System) e a cápsula Órion da plataforma no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a NASA anunciou nesta sexta-feira (30) uma nova janela de lançamento para o programa Artemis 1.

De acordo com a agência espacial americana, o novo período para levar o homem de volta à lua será entre 12 e 27 de novembro. Anteriormente, estava marcado para ocorrer neste domingo (2).

publicidade

No entanto, o furacão Ian, que atingiu a Flórida na última quarta-feira (28) trouxe consigo tempestades catastróficas, ventos e inundações, causando falta de energia generalizada e arrancando casas de suas fundações.

Leia também:

publicidade

O adiamento também vai dar tempo para os funcionários da agência que trabalham e moram na Flórida administrarem os danos que a tempestade causou em suas próprias casas e famílias.

Com isso, esse novo adiamento soma-se a outras duas tentativas falhadas de lançamento da Artemis 1. A primeira foi devido a um problema no motor e a segunda, devido a um vazamento de hidrogênio.

publicidade
Em agosto, a torre de raios recebeu uma descarga elétrica para proteger o foguete lunar Artemis 1, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Imagem: Bill Ingalls / NASA

Segundo a NASA, as inspeções iniciais – feitas nesta sexta-feira – para avaliar os impactos do furacão Ian no foguete e na cápsula não mostraram danos. “As instalações estão em boas condições, com apenas uma pequena intrusão de água identificada em alguns locais”, disse em comunicado.

Agora, o próximo passo para o projeto Artemis 1 é concluir as operações de recuperação pós-tempestade. Isso significa fazer mais inspeções e novos testes do sistema de voo.

publicidade

Via CNET

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!