A Tesla apresentou, nesta sexta-feira (30), no Tesla AI Day 2022, o Optimus, primeiro protótipo de robô humanoide de sua subsidiária, a Tesla Bots.

O Optimus possui braços e pernas e consegue realizar movimentos humanos. Na apresentação, o bot deu tchau para a plateia presente no evento, entre outros movimentos.

publicidade

Leia mais:

O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que o protótipo pode começar a ser vendido em 2027 e que deverá custar em torno de US$ 20 mil (R$ 108.120 em conversão direta).

publicidade

“Nosso objetivo é fazer um robô humanoide útil o mais rápido possível”, disse Musk, prevendo que as vendas começariam “provavelmente dentro de três e não mais de cinco anos”.

O projeto foi concebido e executado em menos de oito meses e deverá estrear nas fábricas da Tesla, possivelmente ainda em 2022. “O robô pode fazer muito mais do que mostramos. Apenas não queríamos que ele caísse de cara”, afirmou Musk, visto que o Optimus apareceu em base móvel ao invés de andar sozinho.

publicidade

Entre as funções do humanoide, estão carregar objetos. “O número de situações nas quais o Optimus será útil crescerá exponencialmente, muito, muito rápido”, indicou Musk.

Dois protótipos

Dentro do projeto Optimus, a Tesla mostrou, além do robô citado acima, apresentou outro que anda, mas que possui suas peças à mostra. Sobre o Optimus que não anda, Musk disse que “ele está quase pronto para andar. Acredito que isso acontecerá em algumas semanas”.

publicidade

Optimus pode fazer bem mais, afirmou Musk (Imagem: Reprodução/YouTube)

Características

O segundo protótipo Optimus pesa 73 kg. Ele usa variação do mesmo hardware de computação que alimenta a tecnologia de veículos autônomos da Tesla, chamada FSD.

Sua bateria tem capacidade de 2,3 quilowatts-hora, “perfeita para um dia inteiro de trabalho”, disse um engenheiro da Tesla. Ele consome cerca de 100 watts de energia sentado e 500 watts ao andar rapidamente. Isso é algo como um PC para jogos de última geração.

O primeiro robô andou em ritmo lento e arrastado, com um pé colocado bem na frente do outro. Seus joelhos dobrados davam-lhe andar minucioso.

Ele foi capaz de girar e flexionar na cintura. Seu corpo era cravejado principalmente de LEDs verdes e seu baú apresentava grande computador com duas ventoinhas giratórias para resfriar os processadores.

Protótipo pode carregar até cerca de 20,4 kg (Imagem: Reprodução/YouTube)

Os engenheiros da Tesla enfatizaram os graus de liberdade dos robôs Optimus – essencialmente as diferentes maneiras de dobrar ou torcer em diferentes articulações. O corpo completo do robô tem mais de 200 graus de liberdade, 27 deles apenas nas mãos, disse a Tesla.

A Tesla usa o mesmo software de IA para controlar o Tesla Bot que usa em seus carros. Algumas das mesmas tecnologias se aplicam, como medir a “ocupação” de áreas próximas.

Além disso, Musk afirmou que eles podem trabalhar com os humanos de forma segura e sem treinamentos mais extensivos.

Os robôs ainda podem entender comandos verbais complexos, têm mãos a nível humano andam a 8 km/h e carregar cerca de 20,4 kg, segundo Musk.

Além disso, são projetados para fazer o que o cérebro humano é capaz, como processar dados visuais, tomadas de decisão de última hora e se comunicar.

Musk: “É realmente uma transformação fundamental da civilização como a conhecemos” (Imagem: Reprodução/YouTube)

Empolgado com seus robôs, Musk foi além, dizendo que, com eles, entraremos em “futuro de abundância, um futuro no qual não há pobreza, um futuro no qual você pode ter o que quiser em termos de produtos e serviços. É realmente uma transformação fundamental da civilização como a conhecemos”.

Com informações de CNET, Engadget e ZDNET

Imagem destacada: Reprodução/YouTube

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!