Neste domingo (30), os brasileiros foram às urnas para votar no segundo turno das eleições 2022. Além de definir o presidente do país, os eleitores de alguns estados escolheram os governadores que não venceram no primeiro turno.

Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos cameça a partir das 17h (horário de Brasília). Assim, a partir desse momento você consegue acompanhar a apuração ao vivo e os resultados no app ‘Resultados’ (Android e iOS), criado pela Justiça Eleitoral.

publicidade

Leia também:

Como usar o app Resultados

O aplicativo Resultados é bem completo. Ele divulga não apenas o vencedor de cada cargo, mas também a apuração em tempo real. Assim, veja abaixo como acessar as duas informações no app.

publicidade

Apuração em tempo real

  1. Instale o aplicativo Resultados no celular (Android e iOS);
  1. Com o app instalado, abra e escolha se permite ou não compartilhar a localização;
  1. Toque na aba ‘Totalização’:
Como acompanhar apuração ao vivo
  1. Agora, escolha a informação que deseja saber. Primeiro, você deve selecionar o local (1). Depois, deve escolher o cargo (2):
Como acompanhar a apuração em tempo real

Por exemplo, se você quiser acompanhar os votos para presidente no país, deverá selecionar Brasil e presidente. Caso queira ver como seu estado votou para o cargo, deverá escolher seu estado e presidente.

Já para ver o desempenho dos candidatos em outros cargos, primeiro selecione seu estado, depois escolha o cargo entre os disponíveis na lista e toque em ‘Ok’:

publicidade
Acompanhar apuração em tempo real nos estados

Na aba ‘Totalização’, você ainda tem detalhes da votação, como seções apuradas e não apuradas e também a quantidade de votos válidos, anulados, nulos e em branco.

Como saber resultado das eleições

  1. Siga os passos 1 e 2 do tutorial anterior;
  1. Certifique-se que está na aba ‘Resultados’. Caso tenha escolhido compartilhar a localização, o app vai exibir resultados para sua região. Caso selecione não, é possível escolher a localização manualmente no topo do app:

Assim como na apuração, você consegue filtrar o resultado. Por isso, selecione primeiro o local e depois o cargo que deseja visualizar. Lembrando que, por exemplo, se selecionar ‘São Paulo’ e ‘Presidente’, você verá apenas os votos desse estado para o cargo.

publicidade

Dica bônus: favorite seus candidatos

Vamos ensinar uma maneira fácil de você acompanhar o desempenho de todos seus candidatos nas eleições.

  1. Navegue pelo aplicativo, escolhendo a cidade e o cargo para ver os candidatos;
  2. Quando encontrar seu candidato, clique no nome dele. Depois, toque em favoritar. Para ver todos seus candidatos salvos, basta tocar na aba ‘Favoritos’:
Como favoritar candidatos nas eleições

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!