Você sabia que o Banco Central tem uma plataforma que reúne diversas informações da sua vida financeira? O nome desse serviço é Registrato e lá você tem acesso a dados que pode até ter esquecido. Além da praticidade, é uma forma segura de consultar eventuais cobranças e não cair em golpes.

Neste tutorial, veja como encontrar seus dados financeiros e gerar relatórios pessoais.

publicidade

O que é Registrato?

O Registrato é uma plataforma do Banco Central na qual você encontra informações importantes de sua vida financeira. Você tem acesso, por exemplo, a dados sobre empréstimos ativos em seu nome, bancos e corretoras em que possui conta, suas chaves Pix e muito mais.

O objetivo do serviço é levar mais transparência para os cidadãos sobre seus dados financeiros e também reunir em um só lugar todas essas informações.

publicidade

Minha Vida Financeira

O Minha Vida Financeira é um site de apoio ao Registrato. Lá, o usuário consegue encontrar as informações que são disponibilizadas pela ferramenta Registrato do Bacen. Além disso, há um FAQ com as principais dúvidas de cada serviço.

Para consultar o Minha Vida Financeira, acesse diretamente este link ou navegue pela home do site do Banco Central.

publicidade
Minha Vida Financeira, do Banco Central, reúne informações importantes
Minha Vida Financeira é um site de apoio ao Registrato. Você encontra informações sobre chaves Pix, empréstimos etc. Imagem: Banco Central / Reprodução

Quais serviços estão disponíveis?

No Registrato, você pode acessar informações de seis serviços diferentes:

  • Cheque sem fundo;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Contas e relacionamentos;
  • Cadin Federal;
  • Chaves Pix;
  • Câmbio.

Agora, veja informações dos três serviços principais em detalhes.

publicidade

Consulta da chave Pix

Este relatório é útil se você esqueceu em qual banco – cooperativa de crédito ou outras instituições financeiras e de pagamento – cadastrou sua chave Pix. Além disso, serve também para você consultar quais dados estão vinculados a qual instituição e, com isso, proteger-se de golpes.

Empréstimos e financiamentos

A seção de empréstimos e financiamentos permite que você verifique se há dívidas com bancos em seu nome. No relatório aparecerão tanto aquelas pagas em dia, quanto aquelas pagas com atraso. Entre as informações, você poderá consultar:

  • Empréstimos e financiamentos;
  • Adiantamentos;
  • Leasing;
  • Operações com cartão de crédito que envolvam empréstimo ou financiamento, como saque em caixa eletrônico, pagamento menor que o total da fatura e pagamento parcelado na loja.

Contas e relacionamentos com bancos

Este relatório mostra onde você tem contas abertas e aplicação em investimentos. Além disso, detalha as datas de abertura e fechamento desses relacionamentos. No entanto, você não vai encontrar nele informações de movimentação financeira ou dívidas.

Leia também:

Registrato: como cadastrar

A forma mais prática de acessar o Registrato é com uma uma conta Gov.br. Neste tutorial, saiba o passo a passo para criar sua conta Gov.br e ter acesso a esse serviço do Bacen. Depois, acesse este outro tutorial para aumentar sua conta para nível prata ou ouro – os níveis exigidos pelo Banco Central.

Como consultar Registrato?

  1. Acesse o site oficial do Registrato por este link;
  1. Selecione para entrar na plataforma com sua conta GOV.br. Novos cadastros de contas pelo Sisbacen ou Registrato estão suspensos:
Como entrar no Registrato
  1. Informe seu e-mail e senha;
  1. Para consultar os relatórios, você pode navegar pela home do site e clicar em “Consultar” ou escolher na aba “Relatório” do menu esquerdo:
Como consultar Registrato
  1. Na próxima janela, selecione o intervalo de tempo (se houver) e aceite o termo de ciência e responsabilidade. Por fim, toque em “+Gerar Relatório”:
Como gerar relatório Registrato
  1. Após visualizar o relatório, ele ficará disponível para futuras consultas. Cada relatório ficará arquivado em seu respectivo submenu, por isso acesse o tópico (por exemplo, “Cheques sem Fundo”) para visualizar os relatórios gerados naquele tema.
Como gerar relatório Registrato

Da esquerda para a direita, você pode escolher visualizar, baixar ou enviar por e-mail.

Valores a receber do Banco Central

No Registrato não é possível consultar os valores a receber de bancos. Esse serviço também é prestado pelo Banco Central, porém em outra ferramenta exclusiva. Aprenda neste tutorial como fazer para consultar seu dinheiro esquecido.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!