Pouco mais de oito meses de testes, a Prefeitura de São Paulo divulgou os primeiros números do projeto Faixa Azul, no qual instala faixas exclusivas de motos entre as faixas de veículos.

Segundo estes dados, a iniciativa foi positiva. O governo municipal indicou que, na avenida 23 de Maio, 86% dos motociclistas que por lá trafegam preferem a nova faixa, ante 14% que não a utiliza.

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Entre janeiro e agosto, período no qual a Faixa Azul tem sido testada, foram 33 os acidentes de moto registrados no espaço, sendo três graves. Fora, foram 37. Há de se ressaltar que o número de usuários da Faixa Azul é seis vezes maior.

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Os horários mais comuns para a ocorrência dos acidentes são entre 8h e 10h e 15h e 21h. Boa parte deles tem a ver com falta de sinalização de motoristas na hora de trocar de faixa e movimentos bruscos dos carros.

O que também vem melhorando, segundo a prefeitura, é o trânsito na avenida. A lentidão média teria diminuído em 6,6% quando comparado a 2019, antes da pandemia e da instauração do projeto.

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O monitoramento da CET vem sendo realizado de forma diária desde janeiro.

Detalhes do projeto Faixa Azul

A primeira etapa do projeto Faixa Azul incluiu uma faixa exclusiva para motos entre duas das faixas de rolagem da avenida 23 de Maio, no sentido Santana/Bandeirantes. Ao todo, o percurso é de cerca de 5,5 km entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário João Saad.

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Segundo a prefeitura, a Faixa Azul é uma ferramenta disponível para que, “em tráfego congestionado, as motos possam trafegar com mais disciplina, de forma segura e consciente e sem alterar a dinâmica existente da via”, além de que “tem por objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas, pacificar e humanizar o trânsito da cidade”.

Em julho, a SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) autorizou que a cidade expanda o projeto e por mais um ano. No momento, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) trabalha para implementar a Faixa Azul na Avenida dos Bandeirantes, sentido Marginal-Complexo Maria Maluf, nos seguintes trechos:

  • Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho compreendido entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km;
  • Avenida Rubem Berta, no trecho compreendido entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 km;
  • Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão aproximada de 8,5 km (totalizando 17km).

Com informações de Motor1

Imagem destacada: naito29/Shutterstock

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