A missão Crew-5, organizada pela SpaceX para a NASA, chegou com sucesso a seu destino, a ISS, nesta quinta-feira (6). Foram 29 horas orbitando a Estação até realizar a operação.

As escotilhas da ISS foram abertas às 18h01 (horário de Brasília). A operação de atracamento foi encerrada dez minutos depois.

Leia mais:

publicidade

A entrada dos astronautas da NASA, Nicole Mann e Josh Cassada, do japonês Koichi Wakata e da cosmonauta Anna Kikina aconteceu às 19h55 (horário de Brasília). O quarteto deverá permanecer na ISS por cinco meses.

“Fim da linha” para a Crew-4

Os ocupantes da Crew-5 se juntaram a outros sete astronautas que já estavam na ISS, incluindo quatro que vieram com a missão anterior, a Crew-4. Dessa forma, fica a expectativa para o retorno da tripulação da Crew-4, algo já previsto.

Porém, o momento exato do retorno da Crew-4 à Flórida dependerá do tempo, segundo Sarah Walker, diretor de gerenciamento da missão Dragon na SpaceX. “Continuaremos observando o clima. O veículo que está a bordo apoiando a missão Crew-4 está saudável e vamos apenas observar essas condições para trazer a tripulação para casa com segurança”, afirmou.

Com informações de Space.com

Astronauta da SpaceX revela a pior parte da viagem espacial

comandante que integrou o primeiro lançamento de foguete com tripulação privada de turistas da SpaceX, para a Estação Internacional (ISS), na missão Axiom 1, compartilhou com seus seguidores no Twitter qual foi a melhor e a pior parte da viagem.

O astronauta aposentado Michael López-Alegría, além de ter comandado a missão, é um recordista americano, já que detém o maior número de caminhadas espaciais de todos os tempos. Em um tweet, após quatros meses da viagem, López-Alegría contou que a melhor parte foi quando os tripulantes viram a Terra pela primeira vez.

Já a pior parte foi o banheiro. Ele postou que não há “nenhuma surpresa; é sempre o banheiro”. Cabe destacar que a SpaceX teve diversas dificuldades com o projeto do banheiro do Crew Dragon. Na missão Inspiration 4, que ocorreu no ano passado, os membros da tripulação tiveram que lidar com problemas sérios e desagradáveis no banheiro.

As instalações do foguete Crew Dragon não são muito diferentes daquela encontrada na Estação Espacial Internacional. Os astronautas têm que fazer suas necessidades em um funil ligado a um ventilador que suga os resíduos para um contêiner.

Segundo alguns funcionários envolvidos na época da missão Inspiration 4, um tubo responsável por levar a urina ao contêiner quebrou e pulverizou o líquido pelos painéis do chão da espaçonave. Após o incidente, a SpaceX disse que redesenhou o mecanismo, para que os tripulantes -inclusive da Axiom 1- pudessem ter mais tranquilidade.

Entretanto, tornar a experiência de usar o banheiro em microgravidade mais agradável continua um desafio.

Via The Byte

Imagem destacada: Reprodução/NASA TV

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!